Intervenção artística, apresentação musical e entrega de certificados a servidores aposentados e com 20 a 30 anos de serviço fizeram parte da programação.
Foto: Carolina Weber Dall'Agnese
Nesta quarta-feira, 11, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) celebrou os 39 anos de sua fundação com atividades realizadas no auditório do Departamento de Música (DMU). Inaugurado em dezembro de 1985, o centro hoje conta com mais de 1.500 estudantes, ofertando oito cursos de graduação e onze de pós-graduação.
As comemorações contaram com a presença de discentes, servidores, toda a equipe diretiva do Ceart e de autoridades da Udesc – entre elas, o reitor, José Fernando Fragalli, e a vice-reitora, Clerilei Bier. Também estava presente o pró-reitor de Planejamento, Gustavo Pinto de Araújo, que é servidor do Ceart.
A programação iniciou às 15h30 com a
intervenção artística “Acostuma”, organizada pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), e um café de recepção para os presentes. A apresentação é fruto da oficina “Rodas do Movimento", oferecida para a comunidade acadêmica no segundo semestre deste ano por meio do NAE. A ação foi ministrada pela pedagoga e coreógrafa Ana Luiza Ciscato e envolveu também bailarinos que integram a Cia Lápis de Seda . O elenco foi composto por Deivid Velho, Luiza Zunino, Roberta Oliveira, Andrea Areas, Maria Thompson, Edward Henry e Nadia Karina Ruhmke.
Na sequência, foi realizada a
cerimônia de homenagem a três servidores aposentados no último ano e 41 servidores que completaram 20 e 30 anos de serviço na Udesc. Uma funcionária terceirizada também foi homenageada. “É um prazer ter tantas pessoas aqui, ter tantas autoridades para reconhecer e celebrar conosco os 39 anos de Ceart e prestar homenagens aos servidores e servidoras que vêm construindo tudo isso que a gente faz”, afirmou a diretora-geral do Ceart, Daiane Dordete na abertura do evento.
“Estou muito feliz de estar aqui celebrando com vocês esses anos de qualidade e de competência”, disse a vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier. Em seu discurso, a docente mencionou a importância das boas relações entre pessoas que fazem o centro se destacar tanto no ensino como na cena cultural e artística. “É o afeto, o contato, as vivências que vocês têm aqui nos espaços do Ceart para que aconteça a formação, a cultura, a criatividade e, principalmente, a diversidade e o senso crítico, que faz com que o Ceart seja uma referência”, declarou.
A diretora de Administração, Eliâne Hadlich, comentou a importância da realização de um momento como esse, em que é destacada a contribuição das pessoas à universidade. “O mais importante são as pessoas que trabalham conosco. Ser lembrado realmente é muito gratificante para cada um de nós”, disse.
Já Gustavo de Araújo, pró-reitor de Planejamento, comentou sobre as mudanças que percebe a cada visita ao Ceart. “Quando venho aqui, sempre vejo coisas novas. Melhorias sendo feitas e tudo para o melhor desempenho dos nossos cursos e das nossas atividades”.
Os servidores e servidoras homenageados presentes no evento foram chamados, um a um, para receber um certificado. Após as entregas, um representante de cada segmento discursou para os presentes.
Homenageados destacaram trajetória no centro
Representando os professores aposentados, Maria Bernardete Póvoas, hoje voluntária do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), falou sobre sua trajetória e da honra em ter participado do projeto de criação do centro. “Eu tenho muito orgulho disso e gostaria de agradecer. Espero que ao passar do tempo as iniciativas tendam a crescer”, disse.
“A gente está construindo esse lugar e a sua história, cada um dos seus espaços, com as nossas diferentes áreas de conhecimentos”, destacou o professor Lucas da Rosa, do Departamento de Moda, que representou os professores com 20 a 30 anos de serviço público na Udesc.
A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), Arivane Augusta Chiarelotto, representou os técnicos universitários. “Eu já tenho quase 35 anos de tempo de serviço, eu estou na reta final da minha carreira e é uma honra terminar a minha carreira nesse centro. Eu gosto muito do Ceart e gosto também das pessoas que estão aqui. Não só os colegas e servidores, mas também os alunos com quem trabalho diretamente”, afirmou.
Por fim, Fabiana Machado, supervisora dos funcionários terceirizados do centro, agradeceu a homenagem representando a categoria.
As comemorações encerraram com a
apresentação musical “Raízes: A essência da Música Brasileira", com Isadora Buffon e Banda, que tem como um dos integrantes o servidor Thiago Bratti Schmidt, que atua na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Música.
Fotos: Fernanda Ferreira e Carolina Weber Dall'Agnese
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350