Nas redes sociais do projeto são divulgadas as programações filmes, museus, exposições e debates
O
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta nesta quinta-feira (16), às 17h, o filme “O dia de Jerusa”, segundo curta-metragem do ciclo “ Vidas Negras Importam”, que será transmitido ao vivo,
na página do Facebook do Cineclube Presença. Após a exibição está marcado o debate com a convidada Julliana Rosa de Souza, membro no Núcleo da Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) do Ceart.
O evento acompanha uma série de outras atividades, que durante a pandemia do novo Coronavírus, estão sendo feitas online. Dentre as demais ações do laboratório, durante esse período, destaca-se o curso de formação “Pedagogia Histórico-Crítica: ensino de Artes Visuais e infância”, que teve mais de mil inscritos e deve atender a pelo menos 500 pessoas, entre elas educadores, estudantes, pedagogos, durante sua realização.
Segundo a coordenadora do LIFE Udesc, professora Cristina Rosa, as mídias virtuais não eram tão movimentadas na normalidade, por conta do grande número de atividades de extensão realizadas presencialmente. A partir de março, com o isolamento, as estratégias utilizadas para dar continuidade foram a produção de imagens, conteúdos e materiais em três âmbitos: arte, educação e inclusão, as três consideradas palavras-chave do programa.
Sobre o LIFE Udesc
O LIFE desenvolve projetos nas áreas de ensino de arte, educação à distância, formação de professores, inclusão em diferentes línguas e do público deficiente em escolas regulares, museus e ONGs.
O programa foi criado em 2012, por meio da política de incentivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de desenvolver práticas interdisciplinares na formação de professores e abrange as licenciaturas do da Udesc em Florianópolis. Atualmente, é coordenado pelas professoras Cristina Rosa e Priscila Alversa, ambas do departamento de Artes Visuais do Ceart.
“Participamos de um edital para criação de laboratórios que fomentam a área interdisciplinar de criação, na área das artes, ciências tecnológicas e químicas, e por meio desse, ganhamos equipamentos. O intuito é que ele servisse à todas as licenciaturas da Udesc”, conta Cristina sobre o início do laboratório.
No ano de 2019, o LIFE se tornou um programa permanente e hoje, engloba sete projetos que alcançam diferentes públicos: estudantes, educadores, artistas, pessoas com deficiências e a comunidade externa.
Visite o
perfil do LIFE Udesc no Instagram.
Depoimento
A estudante de Artes Visuais e bolsista do LIFE, Lisy Li, conta que o projeto abriu muitas oportunidades, como o trabalho com pessoas com deficiência, conhecer diversos centros da universidade, além de aprimorar a parte da licenciatura. “O LIFE me abriu os olhos em muitas áreas que eu nunca havia pensado como o grupo GPAI, de educação e inclusão e as pesquisas do observatório, que falam muito sobre a importância da formação dos professores de arte. Eu amo o LIFE! Me sinto acolhida e aprendo todos os dias sobre minha área, é engrandecedor fazer parte de uma equipe tão inteligente!”, acrescenta.
Projetos do LIFE Udesc
Atualmente o life conta com sete projetos:
- Assessoria para professores de Arte nas Escolas: amplia a formação estética por meio de um grupo de estudos semanais. Os encontros atualmente são apenas à distância, mas antes da pandemia eram presenciais, assim como os outros projetos.
- Família no Museu: tem o objetivo de expandir o acesso de pessoas com deficiência em espaços expositivos e desenvolve oficinas para famílias.
- Cineclube Presença: projeto vinculado à graduação e aberto à comunidade, que seleciona filmes e depois traz convidados para discutir as temáticas abordadas na produção.
- Ciclo de Eventos: é constituído pelos “Colóquio sobre o Ensino de Artes”, promovido pela Associação dos Administradores Escolares de Santa Catarina (AAESC); e pelo evento do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão, que produz o “Espaço Criança” para a comunidade durante a realização da feira “Ceart Aberto”.
- Clube de Fotografia: visa a utilização do laboratório de fotografia analógica para a comunidade e tem parceria com o evento “Floripa na Foto”.
- Objeto de Arte: desenvolve oficinas e residências pedagógicas incentivando buscar uma atuação continuada de professores e comunidade em espaços de reflexão e criação de materiais didáticos.
- Publicações: produção da revista digital “Revista Educação, Artes e Inclusão”, na área de Artes. Dialoga com a produção dos professores em relatos de experiências, para estimular os docentes a publicarem no “Caderno de Docências”.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicação.ceart@udesc.br