Iniciativa do curso de Moda reúne voluntários para confeccionar itens para doação a moradores do Rio Grande do Sul.
Foto: Fernanda Ferreira
Enquanto as aulas dão uma pausa, o projeto Agulhas Solidárias, uma iniciativa do curso de Moda da Udesc, aproveita para ampliar as atividades em prol das famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul. A partir do dia 8 de julho, o mutirão para confecção de itens de vestuário e roupas de cama acontece de segunda a sábado no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart). Serão três semanas de trabalho intensivo para entregar lençóis, roupas e outros itens para quem mais precisa. Para isso, toda ajuda é bem-vinda: podem participar da ação voluntários da comunidade acadêmica e público externo.
As atividades irão das 9h às 19h nos períodos de 8 a 13, 15 a 20 e 22 a 27 de julho. A estudante Rayssa Scherer Centenaro, responsável por organizar a iniciativa, explica que o foco da próxima semana será a produção de lençóis e casacos plus size. Para encaminhar os itens, a universidade conta com uma rede de parcerias. "Os lençóis serão enviados por um projeto do Ministério Público Federal, o Programa Bem Viver, e os casacos serão encaminhados pela WonderSize, marca de plus size aqui de Santa Catarina", destaca a graduanda.
O mutirão conta com a parceria com o Centro Acadêmico de Moda (CAMO) e acontece no ateliê de confecção do curso . O endereço fica no Campus I da Udesc em Florianópolis: Avenida Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi.
Sobre o projeto
O projeto Agulhas Solidárias é organizado pelo curso de Moda da Udesc desde o segundo final de semana de maio. Desde então, já foram produzidos cerca de 1000 itens para adultos e crianças (entre cobertores, mantas, edredons, calcinhas, casacos, camisetas, lençóis, fronhas e outros). Os tecidos para a fabricação foram doados por empresas da indústria têxtil e pelos próprios voluntários. A iniciativa tem a participação de estudantes, professores, egressos e da comunidade externa: mais de 100 pessoas já participaram das ações .
As atividades acontecem em três frentes: costura, crochê e tricô. O projeto continua por tempo indeterminado e em breve deve atender a ações sociais de Santa Catarina também. Em junho, o Agulhas Solidárias foi destaque em uma
matéria da NDTV Record de Florianópolis e no
Jornal do Almoço, da NSCTV.
Como ajudar
Pessoas interessadas em se voluntariar e empresas interessadas em realizar doações podem entrar em contato com o Departamento de Moda através do e-mail moda.udesc.ceart@gmail.com e pelo Instagram
@agulhas_solidarias. O grupo também se organiza via
WhatsApp.
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Texto por Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350