Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/08/2017-15h23

Programa de Pós-Graduação em Teatro da Udesc realiza aula inaugural nesta sexta

Aula inaugural abordará a peça "Batalha das Heroínas de Tejucupapo". Foto: Isaías Teixeira
Na próxima sexta, 11, o Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza a aula inaugural deste semestre. O evento será uma palestra sobre a Batalha das Heroínas de Tejucupapo, peça de teatro que retrata o primeiro combate com participação feminina no Brasil, com a professora doutora Luciana Lyra.

O evento ocorre às 19h na sala Espaço 1, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart, com entrada gratuita e aberta ao público.

A palestra Batalha das Heroínas de Tejucupapo ou o teatro em defesa da terra: um caso brasileiro de ecofeminismo traz à tona o teatro realizado pelas mulheres de Tejucupapo, distrito de Goiana, Pernambuco, e constrói uma trama deste teatro com os estudos do Ecofeminismo, compreendendo-o como um movimento que identifica o pensamento hierárquico bem como os valores patriarcais como principais responsáveis da propagação da dominação tanto das mulheres quanto da natureza.

Luciana Lyra estuda a peça desde 2007, através de sua tese de doutorado e artigos para revistas científicas. A peça A Batalha das Heroínas foi criada em 1993 e retrata a história da invasão holandesa à Tejucupapo em 1646. É o primeiro combate com participação feminina registrado no Brasil.

A organização da aula inaugural é da professora doutora Maria Brígida de Miranda, com realização do evento de extensão Mulheres em Cena e do Programa de Pós-Graduação em Teatro.

Sobre a palestrante

Luciana Lyra é atriz, performer, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Professora do departamento de Arte e Cultura Popular e da Pós Graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é também professora colaboradora e pós doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

É também pós doutora em Antropologia, pela FFLCH/USP, doutora e mestre em Artes Cênicas pelo IA/Unicamp. Coordenadora do grupo de pesquisa Motim - Mito, Rito e Cartografias Femininas nas Artes (UERJ) e Fundadora do estúdio de investigação Una Luna Pesquisa e Criação em Arte. Atuou também na Companhia de Teatro Os Fofos Encenam, em São Paulo.

Serviço:

O QUÊ: Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Teatro e Evento de Extensão Mulheres em Cena, com Profa. Dra. Luciana Lyra.
QUANDO: Dia 11 de agosto, às 19h.
ONDE: Sala Espaço 1, Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Av. Madre Benvenuta, nº  1907, Florianópolis/SC.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Luciana Lyra
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.