Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes, Design e Moda

Notícia

09/04/2018-18h21

Professora da Udesc expõe obra em evento na Turquia

A professora Rosana Bortolin é a única artista brasileira selecionada para o evento. Foto: Divulgação
Rosana Bortolin, professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentará a obra em cerâmica Ninho Furado na exposição internacional “CERAmini: 2nd International Exhibition of Contemporary Ceramics”, que ocorre no dia 11 de abril, na Turquia. A professora é a única artista brasileira selecionada para o evento.

A artista e professora, que se sente lisonjeada por ter sua obra exposta no evento, afirma que os trabalhos selecionados estão inseridos no campo da arte contemporânea, e que, em seus modos de operar, “os artistas utilizam tanto as novas tecnologias quanto modos tradicionais”.

A obra exposta, com 20 cm de altura, 20 cm de largura e 5 cm de profundidade, foi modelada manualmente com técnica própria de Bortolin, que utilizou apenas o dedo para sobrepor camadas de argila. Essa técnica foi desenvolvida pela professora durante a pesquisa poética da série “Habitar Ninhos”, que pode ser consultada em detalhes na sua dissertação de mestrado Ninho, casa e corpo, a partir da observação dos casulos e ninhos de animais que utilizam a argila como matéria-prima.

A obra foi feita com argila branca, na Rússia, em 2017, quando a artista participou do “1st International Symposium on Ceramics” no Centro de Arte Cerâmica da cidade de Yam Gavrilov. O forno utilizado para queima foi à lenha, na temperatura de 1080ºC, com redução de atmosfera com crina de cavalo – técnica conhecida como Horse Hair Raku. Nesse método a peça é retirada ainda incandescente do forno e, sobre a mesma, são colocados delicadamente crinas de cavalo. A queratina presente na crina provoca o efeito de desenhos sobre a superfície polida da obra.

Sobre o evento

A “Ceramini: International Exhibition of Contemporary Ceramics”, que tem como sede a Abant İzzet Baysal University Faculty of Fine Arts, na Turquia, é um evento planejado para que ocorra a cada quarto anos, sendo esta sua segunda edição. Em 2014, primeiro ano do evento, a exposição contou com trabalhos em cerâmica de 167 artistas de países como Alemanha, Coréia do Sul, Rússia, Israel, Brasil, Japão, Malásia, Hungria, entre outros.

Em sua primeira edição, o evento despertou o interesse de um grande número de acadêmicos, artistas e visitantes da exposição. Este ano o evento conta também com conferência e workshop. Segundo a professora Rosana, “o meio oriente sempre teve grande tradição na arte cerâmica, há valorização e respeito pelos artistas que trabalham com essa mídia”.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.