Obra de autoria da artista Regina Elias (Soberana Ziza) foi realizada em novembro
A inauguração do mural aconteceu no dia 13 de novembro,
no Ceart. Foto: Maria Eduarda de Souza
O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugurou no dia 13 de novembro um novo mural, de autoria da artista Regina Elias, conhecida como Soberana Ziza. A pintura, feita com o elemento do grafite e com a técnica de sublimação, presta uma homenagem a três mulheres negras que são referências na cena cultural catarinense: Valda Costa (1951-1993), Dandara Manoela e Elô Gonzaga.
Realizado durante o Novembro Negro, o mural, intitulado "Yabás", convida o olhar para o legado artístico e cultural afro-brasileiro e para a ancestralidade. Ziza comenta que seu trabalho reflete a importância de revisitar histórias de mulheres protagonistas que sofreram apagamento histórico. “Este mural, é uma forma de reconexão com essas histórias e de união entre artistas de diferentes épocas”, afirma.
Segundo a artista, o mural, que traz o símbolo de Adinkra, representa a ideia de olhar para o passado para reconstruir o futuro, conectando Valda Costa com Elô Gonzaga e Dandara Manoela. “O tema do matriarcado no continente africano também é essencial, pois traz a ideia de gestão coletiva e cuidado comunitário, no qual as mulheres não apenas cuidam de suas próprias histórias, mas também gestam e compartilham memórias para um futuro melhor”, fala.
Ziza também comenta que ilustrar um dos murais do Ceart foi uma experiência extremamente significativa, especialmente no mês de novembro, que carrega esse lugar de resistência e debate sobre a questão negra. “Esse período no Ceart foi um grande aprendizado coletivo, uma troca rica em que pude compartilhar minha pesquisa e, ao mesmo tempo, me alimentar do conhecimento e das experiências que gestamos juntos”, complementa.
A inauguração contou com a presença da artista e de Elô Gonzaga, além dos familiares das homenageadas. Também estiveram presentes na inauguração a diretora geral do Ceart, Daiane Dordete, a diretora de administração do centro, Eliâne Carin Hadlich, a diretora de ensino de graduação, Anelise Zimmermann, o Chefe do Departamento de Música, Luiz Henrique Fiaminghi, a professora Juliana Crispe, do Departamento de Artes Visuais, entre outros professores e professoras do centro.
Sobre a artista
Regina Elias, conhecida como Soberana Ziza, nasceu em São Paulo (SP), em 1989. Ela atua desde 2006 expondo seus trabalhos em intervenções urbanas e galerias em uma pesquisa estética sobre negritude e feminino numa abordagem afrofuturista. Em sua pesquisa mais recente, dedica-se a investigar o apagamento negro na cidade de São Paulo, ocupando e reivindicando as nossas histórias tendo a figura da mulher como condutora dessa nova história.
Fotos: Maria Eduarda de Souza
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Texto pelas estagiárias Maria Eduarda de Souza e Pietra Simioni, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350