Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/05/2016-20h22

Grupo da Universidade de Michigan visita Udesc até este domingo

Foto: Divulgação
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe até este domingo, 15, um grupo de estudantes da Universidade de Michigan, localizada nos Estados Unidos. O grupo, que chegou à Florianópolis na última segunda-feira, 9, está participando de atividades de ensino e extensão e trocando experiências com alunos do curso de Teatro.

Acompanhados da professora Ashley Lucas, docente do Departamento de Teatro e Drama da Universidade de Michigan, os 17 alunos que vieram ao Brasil estudam em diferentes cursos de graduação, em áreas como Teatro, Música, Literatura, Língua Espanhola, Política, entre outras, e participam de um projeto desenvolvido pela professora sobre a importância da arte nas prisões.

Projeto de arte nas prisões é apresentado durante visita

A professora Ashley Lucas ministrou na terça, 10, uma palestra sobre a importância da arte no sistema prisional e sobre o The Prison Creative Arts Project (PCAP) – um projeto desenvolvido por ela na universidade norte-americana com o objetivo de levar arte para as prisões, por meio das linguagens artísticas - artes visuais, dança, música e teatro - e, também, da literatura.

Durante o evento, as alunas do curso de Teatro Julia Oliveira e Helô Petry apresentaram o trabalho desenvolvido por alunas da Udesc na Penitenciária Feminina de Tijucas, durante oito meses ao longo de 2014. Alunos, professores e profissionais interessados no tema lotaram o auditório da Udesc Ceart para a palestra. “O que podemos fazer em nível internacional para usar a arte para mudar o mundo?”, questionou a professora Ashley Lucas em sua fala.

Intercâmbio de experiências marca visita

Durante esta semana, o grupo assistiu à apresentação do espetáculo A Gota que Faltava, encenado por acadêmicos de Teatro da Udesc sob a direção de Camila Harger; visitou a unidade da Udesc em Laguna, onde foram recebidos por servidores da instituição; e participou da disciplina Metodologia de Ensino de Teatro I, ministrada pelo professor Vicente Concilio na primeira fase do curso.

“Os estudantes [de Michigan] estão encantados com os estudantes daqui, estão aprendendo muito. Estamos em um intercâmbio verdadeiro, aprendendo de ambos os lados”, comentou Ashley Lucas durante a visita.

Ainda neste final de semana, o grupo participará da Oficina Intensiva de Teatro, evento que será realizado na Udesc Ceart reunindo diversos grupos de teatro comunitário. Durante a oficina, Ashley Lucas apresentará aos participantes o projeto que ela desenvolve sobre arte nas prisões, e o grupo ministrará uma oficina sobre Teatro para a mudança social.

“Está sendo um encontro bem intenso e é importante este vínculo que conseguimos estabelecer entre nossos alunos e os alunos estrangeiros. A Udesc está conseguindo mostrar a eles a lógica de uma universidade brasileira multicampi”, relata o professor e diretor de Extensão da Udesc Ceart Vicente Concilio, que está acompanhando a visita. Ashley Lucas e Vicente Concilio também destacaram a importância da visita para a troca de metodologias na área de Teatro.

“Eles trazem bastante material novo e é interessante esta mescla”, afirma a acadêmica da Udesc Elisa Brod Bacci. Neste final de semana, os alunos estrangeiros também visitarão a Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa que ocorre no Museu da Escola Catarinense (Mesc) entre os dias 13 e 15 de maio.

Após a passagem pela Udesc, o grupo seguirá para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que os recebe pelo quarto ano consecutivo a partir de um acordo de mútua cooperação entre as duas universidades. Neste ano o grupo incluiu a Udesc em sua passagem pelo Brasil a partir de um convite realizado pelo programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, coordenado pelo professor Vicente Concilio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.