Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/08/2024-14h00

Egressa da Udesc destaca trajetória na moda sustentável com marca própria

Isadora Dourado foi bolsista do projeto de extensão EcoModa durante a graduação

Foto: Arquivo pessoal/Isadora Dourado
Com ideias inovadoras e o desejo de criar algo com propósito, a egressa do curso de Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, Isadora Dourado, destaca-se no universo da moda sustentável. Formada em 2020, a egressa transformou sua paixão em marca própria, a Dorgas, onde cada peça reflete sustentabilidade e criatividade. Isadora atribui parte de seu sucesso profissional à formação recebida no Ceart e à sua participação no Programa de Extensão EcoModa, um projeto que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento de sua visão sobre moda e sustentabilidade.

Desde a segunda fase do curso, Isadora foi bolsista do EcoModa, coordenado pela professora Neide Schulte. A iniciativa, vinculada ao curso de Moda do Ceart, desempenha um papel fundamental na introdução dos estudantes às práticas de moda sustentável, especialmente antes da inclusão formal da disciplina de Moda e Sustentabilidade no currículo em 2016. "O EcoModa foi o projeto que me colocou mais por dentro dessa outra possibilidade da moda. Quando entrei na Udesc, ainda não tinha a matéria de moda e sustentabilidade, então o EcoModa que me mostrou esse lado", compartilha Isadora.

Neide, coordenadora do projeto, também ressalta o impacto significativo do projeto na formação dos estudantes ao longo de suas duas décadas de existência. "Durante esses 20 anos, o projeto teve, com certeza, muito impacto porque tinha esse papel de levar o conhecimento da área de sustentabilidade, meio ambiente e preocupação com os impactos da indústria da moda. Todos os bolsistas tiveram esse conhecimento que com certeza impactou na formação deles, e a Isadora é um desses exemplos", destaca a professora. Ela complementa que é muito significativo ver os estudantes no mercado de moda sustentável: “De algum modo, levar isso pro lado profissional e tentar transformar o mercado da moda é muito gratificante”.

A experiência como bolsista proporcionou a Isadora contato com as oficinas e debates promovidos pelo projeto, o que despertou nela o interesse pela reutilização de tecidos e roupas em suas criações. "Fui bolsista do EcoModa por alguns anos e tive muito contato com as oficinas e debates que o projeto oferecia, então segui reutilizando tecidos e roupas em algumas atividades", comenta.

A técnica do upcycle, que consiste em transformar materiais descartados em novas peças, foi a solução que Isaddora encontrou para dar vida às suas criações. "As primeiras vezes que usei essa técnica foi pela falta de dinheiro pra comprar tecido novo, mas depois fui conhecendo outras marcas que trabalhavam com essa técnica e vendo todas as possibilidades de criação", relata. A partir dessa prática, Isadora desenvolveu sua coleção do final do curso utilizando malhas brancas de camisetas, lençóis e calças jeans encontradas em brechós e doações.

Em 2020, durante a pandemia, Isadora fundou sua própria marca, a Dorgas, focada em moda sustentável. A criação de peças únicas, feitas a partir de materiais reutilizados e do compromisso com a moda consciente, tornou-se o diferencial da marca.  "No upcycle, a gente acaba fazendo um processo diferente na hora de criar afinal, não temos como escolher exatamente qual tecido, cor ou estampa vamos trabalhar. Então, primeiro precisamos encontrar os tecidos e combinações e depois ir para o desenho e transformação da matéria-prima. É sempre uma surpresa o resultado final", explica.

A marca da egressa já vestiu celebridades como Marina Sena, Valesca Popozuda e Blogueirinha. “É uma sensação boa de reconhecimento. Não só pessoas famosas, mas quando alguém compra e usa algo que eu fiz, dá uma satisfação em ver que algo que eu idealizei deu certo e tem mais gente que concorda com isso.”

Isadora também destacou a importância da formação que recebeu no Ceart para sua trajetória profissional. "A Udesc foi muito importante para minha formação. Eu entrei sem saber costurar e nunca tinha visto uma modelagem antes. Foi durante as aulas que fui aprendendo, amadurecendo minhas ideias sobre o que realmente é a moda e qual moda eu gostaria de fazer parte depois que saísse dali", afirma.

Hoje, com sua marca estabelecida, Isadora incentiva os estudantes de Moda a iniciarem suas trajetórias sem se compararem com os outros. "Começa, mas não fica se comparando nas redes sociais. Às vezes, parece que está tudo acontecendo rápido para alguns e a gente tá lá atrás ainda então, não use os outros como comparação, muito menos em relação à sua idade", aconselha. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Por Luiza Vianna, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h