Grupo de estudos sobre Arte Pública (GEAP) aceita submissões de trabalhos até 10 de julho
Arte: Divulgação
O Grupo de Estudos sobre Arte Pública (GEAP) está com chamada aberta para submissão de resumos expandidos e proposições artísticas para o “V Seminário Nacional GEAP BR”. Com apoio dos professores Jociele Lampert de Oliveira e Otavio Fabro Boemer, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, o evento será realizado em Florianópolis, de 27 a 29 de novembro. A data limite para submissão de trabalhos é 10 de julho.
Serão aceitas submissões na forma de vídeo. Cada autor deve escolher apenas um modo de submissão, utilizando as referências temáticas propostas no
edital. São elas: formas de ocupar o espaço público; manifestações artísticas e a paisagem urbana; linguagens artísticas subversivas na arte pública contemporânea; espaço de disputa e emergência da arte; esfera pública nas manifestações de arte pública; discurso crítico e criação na arte pública.
O procedimento de análise dos artigos será feito por meio de avaliação duplo cega – quando autores e avaliadores têm a identidade omitida. A seleção das proposições artísticas será feita por uma comissão constituída pela organização do seminário. O resultado do processo de avaliação será encaminhado por e-mail para os autores e publicado na
página do GEAP BR até 28 de agosto.
A quinta edição do seminário tem como tema “Arte Pública no Brasil: ativações e subversões na cidade”. Ela propõe reunir pesquisadores de todo o país estimulados pelas questões dinâmicas que constituem a relação entre arte, espaço e urbanidade, nas cidades brasileiras. A partir do interesse pelos elementos essenciais na relação arte e urbanidade, é proposta a reflexão sobre as variadas formas adotadas pela arte pública no país promovida por meio de projetos artísticos contemporâneos.
O evento será realizado de modo presencial, a partir da comunicação e debate dos estudos teóricos ou das proposições artísticas submetidas e apresentadas por pesquisadores historiadores, artistas, críticos de arte, arquitetos e urbanistas, conservadores e administradores de políticas públicas dedicados ao universo da arte pública, com foco nas questões próprias do Brasil.
É possível acessar todas as informações pelo edital no
site do GEAP ou pelos perfis do grupo no
Instagram,
Facebook e canal no
Youtube.
Sobre GEAP Brasil
O Grupo de Estudos sobre Arte Pública Brasil é um grupo interdisciplinar de pesquisas dedicado ao estudo, reflexão crítica e difusão das práticas artísticas instauradas no espaço urbano brasileiro. Sob este escopo criativo investiga as variadas formas adotadas pela arte pública, arte urbana, ações e intervenções artísticas efetivadas no meio urbano contemporâneo no país. Além disso, busca promover estudos que considerem a amplitude das camadas históricas constitutivas da imaginária urbana, em seus distintos tempos, práticas, métodos, discursos e espaços, de tal modo a contemplar em suas atividades o passado, tanto quanto o presente dessas criações artísticas.
Serviço
O que: V Seminário Nacional GEAP BR
Quando: 27, 28 e 29 de novembro
Onde: Auditório do Museu Escola Catarinense (MESC)
Quanto: Gratuito. Podem participar docentes, doutorandos e mestrandos. Graduandos ou graduados serão aceitos somente na condição de coautores de trabalhos submetidos pelo grupo anteriormente indicado
Inscrições: Submissões de resumos expandidos e proposições artísticas até 10 de julho
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Gustavo Fidelis, estagiário de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese.
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350