Aplicativo Buddy, adote um amigo, que recebeu Menção
Honrosa.
Alunos e professores do
Departamento de Design (DDE), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 9° Encontro de Ensino e Design da Bienal Ibero-americana de Design (BID), de Madri (Espanha). Os estudantes tiveram seus trabalhos selecionados para a Mostra de Estudantes BID, e a recém-formada Jéssica Oliveira de Abreu recebeu uma Menção Honrosa por seu projeto.
O trabalho de Jéssica foi o aplicativo
“Buddy, adote um amigo”, uma plataforma para facilitar a adoção de animais abandonados. Feito na habilitação de Design Gráfico do curso, foi orientado pelos professores Maurício Elias Dick e Anelise Zimmermann, com pesquisa orientada pelo professor Walter Dutra. Para Jéssica, receber a Menção Honrosa a faz acreditar que está no caminho certo. “Só tenho a agradecer muito aos professores da Udesc que sempre ajudaram, sempre estiveram disponíveis e passaram todo o conhecimento durante todos os anos de faculdade”, relata a estudante.
Outro aplicativo selecionado na mostra foi das alunas Dafne Miranda e Beatriz Bastos, também no Design Gráfico e orientado pelos professores Maurício e André Kaercher.
“Crescente - maternidade real”, é um projeto que oferece apoio para puérperas (mulheres no pós-parto), com informações e ferramentas de autoconhecimento. Segundo as estudantes, o aplicativo “aborda a maternidade de forma real, abandonando a visão romantizada do processo”.
Na habilitação de Design Industrial, um dos projetos selecionados foi a “Toche Toaster”, uma torradeira para usuários cegos e de baixa visão. Desenvolvida pelos alunos João Henrique Pera, Luíza Gonçalves Menezes e Mariana Carolina Papst, a proposta convida os usuários para uma experiência intuitiva e ergonômica, através de um design empático e inclusivo. O projeto teve orientação dos professores Ricardo Schwinn e Fabíola Reinert.
Por fim, o estudante Cristiano Razzia foi selecionado com o projeto “Do Estéreo Etéreo”, uma coleção de acessórios como brincos e colares, que busca encorajar o público masculino a refletir suas configurações de identidade e, através dos acessórios, fornecer ferramentas para tradução e expressão de sua subjetividade. A orientação é dos professores Célio Teodorico e David Omar Diban.
Além da Mostra de Estudantes, o DDE participou virtualmente da Jornada de Networking do encontro, representado pela professora Anelise e pelo professor Célio. Eles conversaram com outros professores de universidades latinas para estabelecer parcerias, convênios e compartilhar experiências.
Outras duas instituições de design brasileiras participaram do evento: a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), e o Centro Universitário Senac, também de São Paulo. O encontro aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro, de forma presencial em Madri e virtual pelo
Youtube da BID.
Confira na galeria fotos de cada projeto.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
(48) 3664-8350