Atribuído pela primeira vez ao curso, conceito atesta excelência do ensino.
O curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebeu pela primeira vez o Conceito de Curso 5, nota máxima atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) durante o processo de renovação do reconhecimento. O resultado foi divulgado após visita externa
in loco do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) realizada em agosto deste ano.
O índice atesta a qualidade da organização didático pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura da Udesc. O período de avaliação abrangeu os anos de 2022, 2023 e 2024/1. Este processo é conduzido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tendo como base três principais componentes avaliativos: a instituição, os cursos e o desempenho dos estudantes. Com base nesses componentes, outros critérios mais específicos são avaliados, como o projeto pedagógico, a qualificação do corpo docente, as instalações físicas, a questão da responsabilidade social e a satisfação dos alunos.
A professora Monique Vandresen, chefe do Departamento da Moda (DMO) da Udesc, afirma que uma instituição e cursos bem avaliados pelo MEC podem atrair mais estudantes e investimentos. “Agora podemos dizer que o curso de Bacharelado em Moda da Udesc é o melhor curso de Moda em uma Universidade Pública no Brasil. Este conceito traz consigo uma avaliação objetiva da qualidade do curso, e isto ajuda os estudantes a fazerem escolhas informadas sobre onde estudar e em que curso se matricular”, diz.
As avaliações do MEC também incentivam o DMO a buscar a melhoria contínua da qualidade do ensino. “Para manter a nota, precisamos investir em infraestrutura e formação de professores. Além destes fatores, o MEC e outros órgãos governamentais podem utilizar as notas para determinar o financiamento público das instituições de ensino superior. Instituições com notas mais altas tendem a receber mais recursos do governo, o que pode impactar diretamente na qualidade dos serviços oferecidos”, complementa a professora Monique Vandresen.
Desde a sua criação, em 1996, o curso de Bacharelado em Moda da Udesc já formou mais de 800 estudantes.
Sobre a avaliação do MEC
Os cursos de graduação passam por três tipos de avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC): autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.
O processo de reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos diplomas de qualquer curso de graduação. Posteriormente, de acordo com a legislação atual, as Instituições de Ensino Superior (IES) se submetem a um processo avaliativo periódico para obter a renovação do reconhecimento, necessário para a continuidade da oferta.
O reconhecimento de curso, assim como suas renovações, transcorre dentro de um fluxo composto por diversas etapas - dentre elas, a avaliação
in loco . É gerado, assim, o Conceito de Curso (CC), graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a 3 indicam qualidade satisfatória.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Texto pela estagiária Pietra Simioni, sob supervisão da jornalista Carolina Weber Dall'Agnese
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350