Na foto, Festiclown Palestina 2015. Primeira edição do festival, realizada em 2009, é tema de documentário que será exibido na Fundação Cultural Badesc. Foto: Pallasos en Rebeldía
No dia 11 de maio, às 19h, o Cine Imagens Políticas exibirá o documentário
Mashitrasi que Trasi, do diretor Eduardo Alter e do coletivo internacional
Pallasos em Rebeldía, e o vídeo
Cápsula do Festclown Palestine – West Bank 2014, também do coletivo
Pallasos em Rebeldía e da companhia florianopolitana Traço Cia de Teatro. A exibição dos filmes é realizada pelo grupo de pesquisa Imagens Políticas, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Fundação Cultural Badesc, onde ocorre a apresentação das obras.
Mashitrasi que Trasi é um documentário de 52 minutos produzido e rodado pelo coletivo
Pallasos em Rebeldía pelas ruas das cidades palestinas de Ramallah e Nablús, em 2009, e mostra uma caravana de palhaços que vai a Palestina com a missão de derrubar o Muro da vergonha com a sua única força: o riso. Os sorrisos que estavam escondidos aparecem nas oficinas de Risoterapia, Clown e Interpretação para crianças. Essa experiência foi a semente do projeto
Festiclown Palestina, o primeiro festival internacional de palhaços em solo árabe que iniciou em 2009. O documentário recebeu o Prêmio do Público do Festival de Cine Amal 2010 (Festival de Cinema Euroárabe).
O vídeo
Cápsula do Festclown Palestine- West Bank 2014 mostra um pouco da intervenção dos palhaços Egon Siedler e Débora Matos, da Traço Cia de Teatro, na Palestina.
Sobre o Cine Imagens Políticas
O Cine Imagens Políticas é uma parceria do Grupo de Pesquisa Imagens Políticas da Udesc Ceart com a Fundação Cultural Badesc. Este é o quinto ano do cineclube, com mais de 40 filmes exibidos e mais de 160 artistas envolvidos. O projeto visa principalmente fazer circular filmes que não acessaram as grandes redes de circulação. Desde 2016, o Cine Imagens Políticas passou a priorizar a circulação de produções catarinenses e nacionais nas mostras, valorizando a cultura local.
Além disso, como de costume, sempre após as exibições, uma roda de conversa é aberta com o intuito de intercambiar a pesquisa do grupo Imagens Politicas com a equipe de produção dos audiovisuais, pesquisadores da área e público presente.
Na equipe do Cine Imagens Políticas estão Fátima Costa de Lima e Stephan Baumgartel na coordenação, Emanuele Mattiello na curadoria e Gustavo Bieberbach, Lucas Viapiana e Ricardo Goulart na organização do cineclube.
Mais informações pelo e-mail
grupoimagenspoliticas@gmail.com ou na
página do grupo no facebook.
Serviço:
O QUÊ: Exibição do documentário
Mashitrasi que Trasi e do vídeo
Cápsula do Festclown Palestine- West Bank 2014.
QUANDO: 11 de maio de 2017, às 19h.
ONDE: Fundação Cultural Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento Gratuito. Classificação livre.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350