A banda Acordes para a Liberdade, formada por internos da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, de Joinville, fará uma apresentação inédita na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no dia 30 de maio. O grupo é composto por cinco integrantes, que ganharam destaque a partir de aulas ministradas na unidade prisional pelo projeto de música da gerência de Ensino e Promoção Social.
A apresentação gratuita é uma das atrações do 1º Encontro de Arte e Educação Prisional, que acontece na Udesc nos dias 30 e 31 de maio. O evento, que pretende avaliar a oferta de educação formal e não formal para as pessoas privadas de liberdade em estabelecimentos penais, conta com uma programação extensa de atividades, que inclui conferências, mesas redondas, comunicações orais e apresentações culturais.
A banda Acordes para a Liberdade tem suas raízes no estilo gospel, onde une o canto a instrumentos musicais, como bateria, violão, contrabaixo , teclado e guitarra. Normalmente, realiza apresentações dentro do presídio ou em outros locais quando solicitado.
Para a coordenação do Projeto de Música o potencial transformador da música é um aspecto que se torna tão nítido e visível que é perceptível até aos olhos dos mais céticos e críticos. “Os reeducandos que iniciam no projeto têm suas vidas amplamente transformadas pelo impacto de responsabilidade, confiança e disciplina, valores com os quais são confrontados”, afirma Jaqueline Mönster Fachini, coordenadora do projeto. Além disso, ela conta que as relações sociais estabelecidas neste grupo e o ambiente de inclusão, cria um sentimento de pertencimento, “um lugar de reconhecimento” onde as fronteiras do preconceito podem ser dissolvidas.
Sobre o evento
O 1º Seminário Internacional de Arte e Educação Prisional, onde a banda se apresenta, é organizado pelo Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e do programa de extensão Novos Horizontes: A Universidade nos Espaços de Privação de Liberdade - que visa, entre outras ações, implementar uma política de inclusão para internos e egressos do sistema prisional; e pelo Centro de Artes (Ceart), por meio do programa de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação.
O evento, que reunirá pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, tem como objetivo contribuir com a formação pessoal e profissional nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, articulando as políticas públicas juntamente com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. A programação e as inscrições estão disponíveis no site do evento.
Leia mais:
24/04/2017- Udesc sediará seminário internacional sobre arte e educação prisional
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350