Foto: Divulgação
Alunos do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentaram-se no 18º
Festival Colombiano do Teatro da Cidade de Medellín, que aconteceu entre os dias 7 e 21 de outubro, na cidade de Medellín, Colômbia.
O grupo, que forma a
Cia Mosca Teatral, apresentou a peça “Uma vez um pardal caiu”, escrita por Mario Angel Quintero e dirigida por Nicolas Lopes, aluno do curso de Teatro da Udesc e diretor geral da companhia. No elenco da peça estavam Amanda Andrade, Felipe Valente, Leonor Scola, Sara Obst e Vinicius Machado. Os acadêmicos representaram a Udesc no Festival e receberam passagens aéreas da universidade para participação no evento.
Nicolas conta que a Cia Mosca foi convidada a compor o festival após a participação em 2018 no 5º Encontro de Dramaturgias Internacionais Emergentes (Edie), do Corredor Latino Americano de Teatro. “Recebemos
Alguna vez se cayó un gorrión (
Uma vez um pardal caiu, em português), do dramaturgo colombiano George Mario Angel Quintero, e realizamos a montagem cênica do texto efetuando a tradução e adaptação para português”, ele diz. “O grupo manteve contato com o dramaturgo para viés de pesquisa e continuidade do processo, o que resultou na apresentação em vídeo do nosso trabalho para outros artistas da cidade de Medellín”.
Além da apresentação da peça, os alunos também participaram do seminário sobre literatura e teatro, e do encontro de diretores e dramaturgos, também promovidos pelo festival e integrando a mesa de discussão. “A participação resultou em relações internacionais para o grupo e suas respectivas pesquisas acadêmicas, potencializando a prática que é realizada diariamente na Universidade”.
Sobre a companhia teatral
A Cia Mosca Teatral foi criada em março de 2017 a partir da pesquisa e criação do espetáculo “Dona Augusta”, e foca na experimentação de diferentes vertentes teatrais, como o
clown, o teatro burlesco e o teatro grotesco, buscando também novas formas de interação com o público. Além do festival colombiano, o grupo já participou de diversos eventos e festivais na Bahia, São Paulo e Santa Catarina. Atualmente a companhia dedica-se a criar e experimentar em cena textos e performances autorais, buscando mostrar o trabalho das novas gerações de artistas em Florianópolis, com o intuito de ampliar e compartilhar estas mesmas criações com o país e para além.
Sobre o festival
O Festival Colombiano do Teatro da Cidade de Medellín é um concurso criado em 2002 pela
Corporación Ateneo Porfirio Barba Jacob, com o objetivo de gerar uma reunião anual com o melhor do Teatro Profissional da Colômbia em Medellín, gerando uma plataforma permanente de reuniões, celebrando seus protagonistas, promovendo o desenvolvimento, o conhecimento e o reconhecimento dos artistas. O evento também tem o objetivo de facilitar o encontro do público de Medellín com artistas de alta qualidade e a trajetória do teatro colombiano.
Essa abordagem de programação anual sempre identifica um “tema central” que orienta a exposição e a proposta total de programação do Festival. Isso com o objetivo de torná-lo também um palco que produz conteúdo e conhecimento para o público e artistas colombianos, não apenas entretenimento. A exposição artística é sempre realizada em três níveis: convidados locais, convidados nacionais e convidados internacionais. Há também uma programação acadêmica que inclui conversas, palestras, leituras nacionais de dramaturgia e apresentação de publicações principalmente.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
Por Edgar Fuck, estagiário do Núcleo de Comunicação, sob supervisão da jornalista Laís Moser