Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Psicologia e Educação (Edição Maio/2019)

GESTÃO DE SALA DE AULA - Bases Pedagógicas para Aulas de Sucesso - Parte III

Escrito por Sandra Petry

Olá leitores,
Neste mês continuaremos com a participação da Psicopedagoga e Orientadora Educacional Sandra Petry, dando dicas muito eficazes para a Gestão de Sala de Aula. Voltarei em Junho, com novos tópicos. Abraço, saudades. Gilmar

 

Tarefas para casa: Passe somente o necessário para que o aluno possa rever o que já foi ensinado. Deveres muito longos ou excesso de deveres desestimulam. As tarefas e a “obrigação” de cumprir livros e apostilas não podem ser um fardo e nossos alunos possuem outras atividades. Negocie as tarefas, trocando por uma atividade conjunta em sala! Experimente reduzir as quantidades no final de semana – as crianças precisam interagir com as famílias e não conseguem ficar atreladas aos cadernos muito tempo. Com menor quantidade e com maior significado, os alunos terão interesse em realizar o que precisam. Retomando: Ao fazer correção coletiva dos deveres, já está sendo feita também a recuperação paralela e sanando algumas dúvidas que ficaram referentes ao conteúdo. As correções podem ser feitas de diversas formas: alunos respondendo ao professor; um aluno pergunta e outro responde; alunos escrevem no quadro (a correção pode ser feita pelos próprios alunos com a intervenção do professor). O aluno pode sentir-se tímido no começo, mas logo que receber os primeiros elogios, será um dos primeiros a querer responder. Procure andar pela sala para localizar os problemas potenciais. Enquanto os alunos realizam a atividade, ao andar entre eles você verifica a aprendizagem e faz as intervenções necessárias e passa confiança ao aluno. Muitos não perguntam, não tiram as dúvidas por medo, vergonha... se o professor oferece ajuda, transmite confiança. Se perceber que há dispersão, uma simples caminhada na direção deste grupo os trará de volta à atividade.

Evitando confrontos: Nunca é uma boa ideia chamar a atenção ou dar um exemplo a um aluno, envergonhando-o na frente dos outros alunos. Se você está lidando com um mau comportamento, fale com o aluno no corredor ou depois da aula para resolver o problema, em vez de permitir um confronto em sala de aula. Se um aluno está se comportando mal em sala de aula, continue a sua lição, mas vá até o aluno e fique ao lado dele. Ter um professor tão perto normalmente “desliga” o mau comportamento de um aluno. Você também pode usar uma pergunta direta para trazê-lo de volta à lição: “Kelly, por que você acha que Hamlet é tão indeciso?” Certifique-se de iniciar a pergunta com nome do aluno para que todos ouçam a pergunta completa.

Na próxima situação, bastará um olhar direto e ele entenderá a sua mensagem. VOZ: Usar toda a capacidade de sua voz é algo que se treina e atrai o foco para o que você diz. Isso motiva mais ainda os alunos a ouvir. Procure variar o tom, o volume, a altura, a inflexão e o ritmo da fala para conferir-lhe interesse. Seja teatral, vez em sempre! Variando também sua posição, ande pela sala, fique em frente da turma, no meio do círculo... atitudes diferenciadas atraem a atenção.

O aluno copia o que o professor faz: a escrita no quadro é importante para a aprendizagem: utilizar correta pontuação, corrigir os erros ortográficos – os alunos prestam atenção e conseguem observar e corrigir seus erros com o tempo. Ex. Pergunta: você vai ao parque hoje? Resposta: não vo no cinema minha mãe mim convido. A escrita errada representa uma fala errada... o professor precisa estar atento.

Recursos: são ótimos aliados quando utilizados com a colaboração e participação dos alunos (como sugere a proposta sócio-interacionista). Poucos cartazes, mas funcionais, facilitam muito a rotina do professor e dos alunos. O aluno gosta do acesso a eles e de manuseá-los. Transmite confiança, envolvimento, mostra que ele é importante no desenvolvimento da aula. Ex. a) Ajudante do dia: no próprio cartaz pode ter um “envelope”, com os nomes de todas as crianças e, diariamente, eles mesmos procuram o nome do ajudante e o penduram no cartaz.
b) O mesmo se faz com o cartaz do tempo, os desenhos de sol, chuva, nublado podem ficar no “envelope” e ser colocados diariamente e, a cada mudança do tempo, o ajudante troca o desenho, estimulando a atenção dos alunos.
c) aniversariantes do mês: os alunos precisam e gostam de sentir-se valorizados e perceber que são importantes, que fazem parte de um grupo. O nome exposto durante todo o mês proporciona valorização individual e coletiva.

Leitura: Ao menos uma vez por semana pode-se proporcionar à turma uma aula especialmente para a leitura de algum livro do interesse dos alunos. Uma ida à biblioteca é uma boa opção. Se escolher ler os livros de sala, procurar um lugar agradável, até fora da sala de aula, relacionando a leitura com algo prazeroso e estimulam-se a ler. Outra boa opção é a professora ler para a turma, por capítulos: escolhe-se um bom livro e, no início da aula, cada dia é lido uma parte, procurando parar em um momento de suspense, despertando a curiosidade da sequência.
Algumas vezes, pedir aos alunos que inventem um final para a história e que leiam para a turma, fica muito divertido.

Faça contato com os pais cedo e frequentemente: Incentive a participação em reuniões de pais e mestres. Faça deles seus aliados. Demonstre que você quer trabalhar com os pais para instruir seus filhos a desenvolver o melhor de suas capacidades. Se você desenvolver um bom relacionamento com os pais, você conseguirá manter o diálogo e permitirá um fluxo mais livre de feedback - o que reforçará a confiança dos pais em seu trabalho.

 

Sandra Petry é Orientadora Educacional, Psicopedagoga; Especialista em Interdisciplinaridade. professora universitária. Atua em clínica, escolas e universidades, com palestras e aulas de pós-graduação.. É Mãe de 3 adolescentes, esposa deste colunista e curte pilotar motos e viajar pelas estradas do Nordeste.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.