Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Psicologia e Educação (Edição Abril/2019)

Gestão de sala de aula: fundamental para o sucesso acadêmico dos Alunos - Parte II

Escrito por Sandra Petry

Olá, Leitores.
Conforme explicado na edição anterior, continuaremos neste espaço com um conjunto de dicas para um manejo de sala positivo e eficaz, que venha a gerar qualidade no aprendizado e aulas de qualidade. Estas dicas são trazidas pela Orientadora Educacional e Psicopedagoga Sandra Petry, que selecionou parte de seu curso de manejo de sala de aula para esta compilação de atitudes que transformam e aproximam a postura do professor do interesse dos alunos.

 

Linguagem positiva: assim que você diz a alguém para não fazer algo, a primeira imagem na cabeça da pessoa é o que você disse para não fazer. Pensemos em um exemplo: Não pense em patos usando chapéus. Você está pensando em patos usando chapéus? Pensado assim, para evitar o subconsciente intrometido, opte por uma linguagem positiva, em vez de regras de linguagem negativa. Por exemplo:  “Esteja equipado” em vez de “Não esqueça o seu lápis.” “Feche a porta silenciosamente” em vez de “Não bata a porta.” “Ouça o seu professor e colegas” em vez de “Não fale em sala de aula.” Use a palavra “consequências” em vez da extremamente negativa “punições”.

Iniciando a aula: Escreva as atividades do dia no quadro (no início da aula, na presença dos alunos e para eles) os objetivos para o dia, na sequência – o aluno conseguirá se organizar e participar da aula, sabendo o que vai acontecer. Divida o período em turnos ou aulas, com horários. A turma ajudará a controlar os horários e tarefas se souber antecipadamente o que vai acontecer primeiro, na sequência, depois do lanche e como terminará a aula.

Conclusão: Ao final da aula verifique com eles se os objetivos foram cumpridos, fazendo o fechamento do dia. Essas atividades darão sentido à aula. Volte à lista dos objetivos e faça, com eles o check out do dia, mostrando os objetivos que conseguiram alcançar e o que não foi possível e suas razões. Com um bom encerramento, ouvimos sobre suas experiências de aprendizagem na disciplina. Aproveite para informá-los daquilo que encontrarão na próxima aula.

Horário da semana: manter e consultar uma tabela de horários nas salas serve de base para professores e alunos. Todos podem consultá-la e se programar, aprendem a controlar o seu tempo, diminuindo a ansiedade.

Agenda mensal: outra boa ideia é organizar uma tabela (agenda) mensal de compromissos, como provas, datas de entrega de trabalhos, deixando-a exposta e disponível para consultas. Pode-se usar o mesmo modelo de uma folha de calendário, com cada dia dividido no número de aulas que terão. Os alunos aprenderão a verificar sozinhos a sua rotina, consultando o horário das aulas. Indicado também que se tenha um relógio em cada sala de aula.

Conseguindo a atenção da turma: Isso não exige gritar “Fique quieto, sente, a aula está começando” - na verdade, isso é quase certo um tiro pela culatra. Em vez disso, use técnicas, como ficar em silêncio e espere até que os alunos se calem uns aos outros e façam silêncio. Ou, se isso não é o seu estilo, redirecione a conversa do início de aula, lançando uma pergunta, comentário ou observação interessante: “Tem chovido por três dias seguidos! Alguém já foi brincar na chuva? “Depois de ter a atenção de todos, continue com plano de aula do dia. Durante a aula esteja preparado para cada atividade que se segue; tempo ocioso introduz apatia tanto em você quanto em seus alunos. Distribua um plano de estudos no início do semestre (ou bimestre) e cumpra com ele. Se você se desviar do plano, proporcione um programa de revisão para que os alunos sempre saibam onde estão no curso.

Estrutura organizacional: lembre-se de considerar o layout físico da sala de aula, que pode ter um impacto definitivo sobre o desempenho escolar e mau comportamento dos alunos. A “Scholastic” sugere organizar as mesas dos alunos para que você possa ver e fazer contato visual com cada um.. Pense em como você vai monitorar essa área e se o uso deste espaço vai exigir regras especiais.

Valorizar esforços e conquistas: Feedback sobre bons comportamentos: “Eu notei, Daniele, que você trouxe seu caderno e fez toda a lição!”. Manter ênfase no comportamento, não na aprovação do professor. Evite dizer: “Eu gosto de como ...”, porque não importa o que o professor gosta... os alunos não precisam fazer coisas para agradar o professor, eles devem fazer as coisas porque são as coisas certas a fazer.

Ritmos de aprendizagem - Recuperação Paralela: Nem todos os alunos aprendem no mesmo ritmo. Fique com aqueles que não entendem o assunto e verifique regularmente seu andamento, para ajudá-los a manter a velocidade e não se sentirem frustrados. Do outro lado, os alunos entediados podem causar problemas. Certifique-se de que você está desafiando os alunos. Tempo ocioso causa ansiedade.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.