Escrito por Jornal da Educação
Indaial – A medida em que ensina a história da arte a seus alunos do ensino fundamental e médio, a professora Cleomar Poffo Tomelim vai propondo experimetações que levem os estudantes a criar ou recriar utilizando materiais e técnicas diversificadas.
Desde modo, ao referir-se à arte primitiva, com os cerca de 300 alunos, do primeiro ano do ensino médio, da Escola de Educação Básica Frederico Hardt, propos a utilização de materiais utilizados pelos artistas da época, como pigmentos naturais retirados da natureza.
Os pigmentos foram extraídos de flores, folhas, sementes e outros materiais da natureza com diferentes técnicas, ensinadas pela professora, como socar as pétalas ou folhas com um pouco de água ou álcool. Sempre sob a orientação da professora, os alunos usaram ainda carvão e terra que quando misturados à água ou álcool resultam em resinas naturais de diferentes nuances e materiais que podem dar colorido e texturas também diferenciadas ao trabalho final.
“Os alunos produziram trabalhos contemporâneos usando técnicas do trabalho primitivo. Orientei e pedi que fizessem em casa e descrevessem no verso do trabalho os processos e técnicas utilizadas para a coleta do material, sua utilização e resultado final obtido.
Já ao estudar a Arte Egípcia, os alunos puderam dispor de modelos e moldes de trabalhos egípcios, copiar os contornos e usar os contornos e recriar obras com o mesmo tema da obra original, sempre em preto e branco como acontecia. Para esta recriação, a maioria dos alunos usaram somente lápis de cor ou giz de cera preto.
“Cada conteúdo vou propondo que façam um trabalho aplicado, nem sempre faço a mesma coisa, vou alternando, porque ensinar artes não é uma coisa estática, dependendo da motivação, do que a gente se propôs e do conteúdo, diversifico bastante”, as aulas explica a professora que tem uma carga horária semanal de 60 horas.
Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do primeiro ano foram expostos em uma exposição na própria escola e alguns foram selecionadas para uma exposição na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó.