Escrito por Jornal da Educação
Gaspar - Os alunos do segundo ano da Escola de Educação Básica Angélica de Souza Costa, no Sertão Verde, descobriram que receitas de bolo são muito mais do que a junção de ingredientes que dão origem a uma comida gostosa de saborear.
A turma de sete anos aprendeu que uma receita de bolo também pode dar origem a conhecimentos de matemática, português, história e informática. A descoberta começou quando, em uma aula de matemática, uma receita de bolo apareceu no meio da lição. "Aquilo chamou a atenção das crianças e elas quiseram saber mais", conta a professora Ione Deschamps.
Em seguida, as crianças trouxeram de casa as receitas dos bolos preferidos. A professora aguçou a curiosidade das crianças, estimulando a análise das medidas e volumes e das diferenças entre as várias receitas do mesmo bolo.
Pesquisa
As crianças queriam saber quais os bolos preferidos dos adultos da escola. Para descobrir, cada aluno escreveu até três bilhetes destinados a funcionários, solicitando que trouxessem as receitas de seus bolos preferidos.
Com o auxílio da professora, as próprias crianças fizeram a correção ortográfica de seus textos e encaminharam os bilhetes aos funcionários, que prontamente retornaram com a resposta.
"Nessa fase do projeto, foi interessante acompanhar a descoberta deles de que as preferências das crianças e dos adultos são muito semelhantes. Nesse processo, quebrou-se um pouco daquele dogma de que criança é uma coisa e adulto é outra. O projeto gerou a aproximação entre os adultos da escola e das famílias com as crianças", relata a professora.
Levantando as preferências de parte da comunidade escolar, os alunos aprimoraram os estudos referentes a quadros estatísticos e comparativos, e também à história. Interessados em saber a origem de cada receita, começaram a pesquisar dentro da história da própria família, a origem de tantas delícias.
Os próprios alunos deram a idéia de digitar todas as receitas coletadas e formar um caderno de receitas. "Foi mais uma oportunidade de aprendizado. Porque além do contato com o computador, com a informática, perceberam e puderam estudar a ortografia correta das palavras e sua composição", lembra Ione.
Livro de receitas
Depois de digitar todas as receitas, em vez de fazer um caderno de receitas, os estudantes optaram por produzir um livro. Estava dada a largada para mais um desafio. Cada estudante deveria pesquisar, juntamente com sua família, o preço dos materiais necessários, papel, tinta, encadernação.
"Ao final da pesquisa, percebemos que a Escola não detinha os recursos necessários para imprimir os exemplares. Então a direção decidiu buscar um patrocínio", diz a professora Ione.
Com a parceria da empresa Bunge Alimentos, a EEB Angélica de Souza Costa conseguiu imprimir em papel reciclável, mais de 100 exemplares, do livro Doces Gostosuras: Nossos bolos preferidos, contendo mais de 50 receitas diferentes, com fotos da maioria dos pratos.
Parte dos livros será distribuída para os funcionários da escola e familiares dos alunos que deram vida ao projeto. Os demais exemplares estão à venda na escola por R$ 5,00. A renda será revertida para a aquisição de novos livros de literatura para a biblioteca da escola.
"Foi a oportunidade que tivemos também para mostrar aos alunos como acontece o processo de confecção de um livro, desde o título até o número de páginas, e porque algumas pessoas são consideradas autores e outras somente organizadores. Tivemos a oportunidade de explicar a eles, aos sete anos de idade, coisas que muitas pessoas só aprendem no ensino superior", alegra-se a professora Ione Deschamps.
O lançamento do livro aconteceu no último dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, também como forma de encerrar as comemorações da escola referente à data. Para o lançamento, as mães, professores e funcionários prepararam mais de 60% das receitas que puderam ser degustadas por toda a comunidade escolar.