Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Notícias Anteriores (Edição Dezembro/2007)

Poesia auxilia na conscientização ambiental e contra a caça

Escrito por Jornal da Educação

Joinville- A poesia é o instrumento para desenvolver nos alunos da escola rural “Hermann Muller” a sensibilidade para as questões ambientais. Neste ano, o Projeto Canteiro de Poesias trabalhou a fauna local, objetivando diminuir a prática da caça ilegal pelos familiares e demais moradores da região do Rio Bonito.

O projeto vem sendo desenvolvido há três anos e este ano, os animais típicos da região foram o alvo dos estudos e das poesias dos alunos. Criado há três anos, pelas  professoras Silvia Maria da Silva e Silvane A.da Silva Almeida, que também é diretora da escola, o projeto resulta em muito conhecimento, consciência ecológica e numa grande festa cultural.

O tema foi escolhido porque a escola percebeu que a caça, atividade ilegal, ainda está muito presente na cultura local da Estrada da Palmeira e, devido a isso, muitas espécies estão ameaçadas.

Com a ajuda dos pais, professores e alunos reconstruíram a Arca de Noé, o palco para as apresentações de todos os trabalhos desenvolvidos pelo projeto, realizada na presença de autoridades, familiares e convidados. 

"Levando para a sala de aula o projeto 'Canteiro de poesias' e tratando-o de forma interdisciplinar, alunos e professores fortalecem seus relacionamentos e passam a cuidar do ambiente escolar e a se interessar pelo que acontece fora dele, mostrando a parentes, vizinhos e amigos que todos fazem parte do planeta", comenta Silvane.

O projeto envolve desde crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, bem como toda a comunidade. Foram  realizadas aulas de campo, visita ao Santurário Rã-bugio, oficinas, palestras, produções e saraus de poesias, além de informativos.

Circo  dos horrores

Durante o 3º Café Flor & Poesia foi construído o Circo dos Horrores, uma barraca de lona preta onde foram expostos objetos usados para a caça, animais empalhados e armas. A barraca era o lado negativo e sensibilizou os alunos e demais visitantes. 

"Toda comunidade foi chamada a visitar o local e quem entrava lá acabava se sensibilizando para o horror que é a caça", disse Silvane

No palco e nas demais dependências da escola, muitas atividades e poesia. Uma exposição de recriação dos bichos da fauna local reproduzidos com materiais recicláveis foi outro atrativo. “O recital de poemas foi tão marcante para os alunos que durante o intervalo, a brincadeira passou a ser recitar poesia”, registrou a diretora da escola.

 

O TAMANDUÁ
(DANIEL VINICIÚS MARCELINO)

EU CONHEÇO UM ANIMALZINHO
OLHE ELE LÁ
É O TAMANDUÁ!
EU GOSTO TANTO DO TAMANDUÁ
PORQUE ELE TEM UM NARIGÃO
QUE DÁ PARA DAR UM BEIJÃO!
MAS DIZEM QUE O TAMANDUÁ
ANDA DESANIMADO
POIS O CAÇADOR PERSEGUE O COITADO
O TAMANDUÁ
QUER LIBERDADE
ESSA SERÁ A SUA MAIOR FELICIDADE!


A ONÇA
(BRUNA TAÍS LIMA)

A ONÇA ME CONTOU
QUE A MATA FOGO ESTÁ PEGANDO
A ONÇA ME CONTOU
QUE O CAÇADOR, TUDO VEM MATANDO
A ONÇA ME CONTOU
QUE ESSE BICHO QUE MATA
NÃO TEM PENA, NEM DOR...
DEVE TER ESQUECIDO O QUE É O AMOR...


CARANGUEJO
(ISABELA NUNES)

CARANGUEJO ME CONTOU
QUE O MANGUE TÁ RUIM
DEBAIXO DA ÁGUA ELE ESCUTA ASSIM:
PIM!
CAI MAIS UMA SUJEIRA NO MANGUE ASSIM
EU FICO CHORANDO PRA MIM
COITADO DO MEU AMIGO
CARANGUEJO GREEN.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.