Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Notícias Anteriores (Edição Dezembro/2007)

Licenciatura, bacharelado ou tecnólogo?

Escrito por Jornal da Educação

Bacharelado

No bacharelado, a formação proporcionada ao aluno é voltada para o mercado de trabalho, numa determinada área de atuação. Os bacharéis formados em  odontologia, medicina, administração, direito, geografia, biologia, engenharia e outras faculdades estarão aptos ao mercado de trabalho.  Entretanto, dependendo do curso, além do diploma é preciso algum tipo de complementação, como é o caso dos advogados que precisam fazer o teste da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Após concluir o curso, o médico precisa fazer a residência e a especialização, caso contrário poderá atuar somente como clínico geral. Um grande número de profissões, além do diploma, exige o registro no órgão regulador e fiscalizador da profissão, como é o caso dos contabilistas, administradores, médicos e outros. Sem a inscrição no conselho, o profissional não pode exercer a profissão para a qual se habilitou.

Os cursos de bacharelado têm duração de quatro a seis anos, dependendo da habilitação. Alguns cursos de bacharelado oferecem diferentes tipos de habilitação, que devem, necessariamente, compartilhar um núcleo comum de disciplinas e atividades, como o curso de Comunicação, por exemplo, que oferece as habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

Mercado de Trabalho: Os cursos de bacharelado também possibilitam que os graduados entrem numa carreira pública, ou sejam profissionais liberais, abrindo suas próprias empresas. Também são nos cursos de bacharelado que se formam os engenheiros em áreas como a física, química, agronomia, mecânica, engenharia civil, eletricidade, computação, aeroespacial, biomedicina, nuclear, mineração, naval, entre outras.

Dicas: Os cursos de bacharelado em engenharia estão muito relacionados às ciências exatas e para tanto, os candidatos precisam ter facilidade em cálculos, física, biologia, etc.

A engenharia tem se transformado muito nos últimos anos, exigindo cada vez mais profissionais altamente capacitados, tendo em vista que o mundo está cada vez mais tecnológico.

No caso da engenharia da computação, por exemplo, o profissional terá uma formação técnico-científica que o capacite a absorver, especificar, conceber, desenvolver, implementar, adaptar, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral.

 

Tecnólogo

Os curso de tecnologia são cursos rápidos de graduação que formam profissionais para ingressar imediamente no mercado de trabalho. Com duração de cerca de três anos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não estão apenas relacionados à tecnologia. Nestes cursos, se aprende  métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços.

A grade curricular é pensada de modo a desenvolver competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, com vistas ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico. Para se candidatar é preciso ter concluído o ensino médio, ou equivalente, e ser classificado em processo seletivo. Os graduados denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços.

Mercado de Trabalho:  O campo de atuação desse profissional é bem diversificado, podendo atuar em empresas públicas e privadas, em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais e etc. Especialistas afirmam que quem opta por um curso ligado à área de meio ambiente e ecologia pode ter um futuro promissor, pois devido às mudanças climáticas e ao aumento da população e das cidades, essa área necessitará cada vez mais profissionais para minimizarem os problemas. Entretanto, quem escolhe um curso de tecnólogo precisa ficar atento, pois se a pretensão para o futuro é ingressar em uma carreira pública, é necessário saber que nem todos os concursos públicos aceitam o diploma de tecnólogo para a vaga.

Dicas:  Ao contrário do que muitas pessoas pensam estes cursos não estão apenas relacionados à tecnologia. É importante que, antes de se matricular, o candidato verifique se a instituição de ensino tem ligação estreita com as empresas locais promovendo a atualização constante de seus professores e da grade curricular destes cursos. Pois esta ligação direta com as empresas garante a empregabilidade do profissional no mercado de trabalho. Se existir esta ligação, às vezes, ainda durante o curso, o tecnólogo já está trabalhando.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC