Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Notícias Anteriores (Edição Fevereiro/2007)

A ditadura militar sob a ótica juvenil

Escrito por Jornal da Educação

Joinville – O comportamento juvenil e suas tribos, durante a Ditadura Militar foi o tema do trabalho desenvolvido pela professora de História Joana Cakalski com seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da EEM Governador Celso Ramos. A história recente do País sob a ótica da juventude envolveu os estudantes durante praticamente um bimestre.

"O pressuposto básico é provocar o interesse dos jovens para o seu cotidiano, explorando a diversidade em suas manifestações e linguagens", explica a professora que coordenou o projeto e contou com a ajuda dos colegas das disciplinas de Geografia, Português, Química e Estudos Regionais. Joana acrescentou ainda que considera mais fácil e atrativo para o estudante estudar a partir de temas de seu próprio interesse, já que estes adolescentes não vivenciaram aquele período da história.

O conteúdo da disciplina de história era o Século XX e a Época de ouro: anos 60,70 e 80; período em que o Brasil viveu sob os domínios da Ditadura Militar. O tema foi tratado em quatro aspectos: história e economia; ciência e tecnologia; União Nacional dos Estudantes-UNE e Cultura.

Atribuídos para quatro grandes equipes, com integrantes das quatro turmas, os temas forma subdivididas cronologicamente dentro de cada equipes pelos próprios alunos durante as reuniões semanais em horário de aula.

Instalações

Um grande túnel, construído e decorado pelos próprios alunos, ligava as quatro salas que abrigaram as instalações temáticas montadas e utilizadas pelas quatro equipes, uma de cada turma, abordando diferentes aspectos do mesmo tema.

As representações simbólicos presentes nas diferentes gerações e a comparação entre o período da Ditadura Militar e a atualidade foram apresentadas por meios de cartazes, performances, maquetes, bancadas temáticas, vídeos, e uma infinidade de meios, inclusive a roupa dos estudantes.

As salas de aula transformadas em instalações, retrataram as manifestações culturais, gírias, o modo de vestir, a mini saia, as ideologias das "tribos", o uso de adereços, tatuagens, maquiagem, cabelos , a liberdade sexual, a utopia hippie, a motocicleta, a pílula anticoncepcional, o movimento estudantil, a inflação,o milagre econômico, o rock, entre outras questões foram apresentadas teórica e artisticamente.

As salas de aula foram transformadas numa espécie de túnel do tempo e conseguiram envolver os estudantes em uma grande aventura pelos anos dourados das décadas de 60,70 e 80 relembrando a irreverência da juventude em contraponto à truculência da Ditadura Militar.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC