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Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Julho/2022)

Documentário sobre Fritz Müller: muito além de uma avaliação

Escrito por Norberto Dallabrida

    Os professores e estudantes da atualidade, principalmente de escolas públicas, ouvem por vezes falar em ensino inovador, metodologias e avaliações inovadoras, mas o que se vê ainda é um sistema de ensino onde o estudante, no momento da avaliação, regurgita os conceitos “passados” pelo professor.

 

    Tendo isso em mente, no ano de 2021, Peterson Dirksen, professor da rede pública estadual de Santa Catarina, decidiu fazer uma proposta de avaliação diferente com a turma de 3° ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professora Anair Margarida Voltolini, uma avaliação por meio da produção de um filme, mas não um filme qualquer, um que contasse a história de um personagem de grande importância para o estado e que a muito estava de certa forma apagado, Fritz Muller!

 

    O professor Dirksen, que já lecionava as disciplinas de Física e Química, sua formação, foi convidado a realizar uma substituição de licença maternidade na disciplina de Biologia com a turma citada acima. Ao abordar as ideias científicas de Lamarck e Darwin, lembrou-se de uma conversa que teve em 2012 com um amigo estudante de Biologia sobre Fritz Müller, isso casado à ideia de possibilitar aos estudantes formas diferentes de explorar as próprias potencialidades fizeram surgir a proposta feita no mês de agosto de 2021 da produção de um curta metragem sobre Fritz Müller, que a turma prontamente aceitou e iniciaram ainda neste mês a produção.

 

     Durante a primeira etapa do projeto o professor decidiu ser apenas mediador, com o objetivo de analisar o comportamento e comprometimento dos estudantes que já haviam desenvolvido habilidades de autonomia, pesquisa e liderança coletiva ao longo de seus anos de formação na Unidade Escolar. Os estudantes foram responsáveis por organizar-se em equipes de trabalho, gerenciar suas pesquisas, produzir os textos e falas, tudo conduzido com muita maturidade.

 

      Durante as aulas, eram feitas reuniões de alinhamento e definições, propostas eram apresentadas e algumas discussões surgiam, que após mediadas, quando necessário, eram resolvidas e a produção seguia ganhando corpo. Um fato muito interessante da produção é que durante os processos de pesquisa de material para conhecer melhor a personalidade Fritz Müller, os estudantes utilizaram como principal fonte, um material desenvolvido por um grupo de pesquisadores de Florianópolis, que durante a pandemia, em 2020, produziram uma sequência de webinars e com isso um e-book, principal material para a produção dos estudantes. Tempo mais tarde este grupo ao saber da produção dos estudantes, fez contato e a partir daí surgiram outras conversas que potencializaram um entendimento melhor sobre Fritz Müller.

 

      A produção do roteiro se deu de forma totalmente autoral, a partir da visão dos educandos sobre essa personalidade que eles interpretaram com base nas leituras encontradas, nascendo assim a obra, por hora escrita de Fritz Müller, o príncipe dos observadores. Ao findar o roteiro e ter este aprovado pela turma e professor, os estudantes iniciaram, em setembro de 2021, as filmagens, organizando agendas de ensaio, pesquisando técnicas de maquiagem, figurino e possibilidades de espaços para gravações. Durante o processo, os estudantes puderam aprofundar em habilidades que estes já demonstravam interesse relacionando ao mercado de trabalho, tal como moda, maquiagem, escrita, tecnologia entre outros.

 

     Nas semanas seguintes, entre setembro e outubro os trabalhos foram intensos, chegando inclusive de os estudantes passarem finais de semana inteiros dedicados às gravações, que em certos momentos foram inviabilizadas por conta de fatores climáticos, outros de agendas externas, mas sempre com muito apoio das famílias para auxiliar na realização desta atividade e deslocamento, além de suporte financeiro para refeições e equipamentos.

 

     Lógico que a produção é amadora, mas o produto final, editado em celular e produzido por estudantes sem qualquer tipo de experiência com atuação surpreende quem assiste, o ganho pedagógico, intelectual e cultural que estes estudantes tiveram ao longo desse projeto com toda certeza os marcará para sempre. No mês de novembro o filme estava em fase de edição final, quando foram feitos repasses em sala e discutidas algumas possibilidades de ajustes e finalmente em dezembro seria dia estreia, com um local escolhido digno da produção feita, que agora não mais era um curta, pois a turma superou as expectativas e entregou uma produção com 31 minutos ao todo. Foi no Cine Teatro da cidade de Rio do Oeste que aconteceu a estreia oficial da produção, com presença de familiares, interessados e outros professores que também ajudaram na produção, como Artes e Língua Portuguesa.

 

      Este projeto tomou um corpo que não se esperava, uma proporção que ainda faz aparecer frutos. É algo que já está na história não apenas dos estudantes e da escola, mas do município, pois trata-se da primeira produção cinematográfica de Pouso Redondo, em função disso, neste ano a Câmara de vereadores votou a moção de aplauso para a produção. Turmas mais novas já perguntam se também poderão ter atividade similar, ex-alunos e outras pessoas da comunidade escolar ainda comentam da produção, enfim, era para ser apenas uma maneira diferente de avaliar e as consequências disso foram gigantescas para todos os envolvidos.

 


Professor na Escola de Educação Básica Professora Anair Margarida Voltolini.

 
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