Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Junho/2022)

Rememorar Fritz Müller

Escrito por Norberto Dallabrida


 

Fritz Muller é o cientista reconhecido mundialmente

Inscreva-se://Ver email


     No ensaio “o tempo e os tempos”, Alfredo Bosi diz que “as datas são pontos de luz” e “as datas são números”, citando o poder simbólico de 1492, 1792, 1822 e 1922. O presente ano relê fatos que têm aniversário redondo como o apagado bicentenário da independência do Brasil, o polêmico centenário da Semana de Arte Moderna e o aniversário discreto dos 100 anos do PCB. De forma muito oportuna, o “Grupo Fritz Müller/Charles Darwin 200 anos”, que tem coordenação geral de Marcondes Marchetti e coordenação científica de Mário Steindel, está realizando diversos eventos para comemorar o bicentenário do nascimento de Fritz Müller.

 

     Para justificar o movimento em prol da rememoração do cientista Friz Müller, um ilustre quase desconhecido em Santa Catarina e no Brasil, entrevistei Mário Steindel, professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da UFSC, que faz a curadoria científica das comemorações dos 200 anos do nascimento de Fritz Müller.

 

     Inicialmente eu perguntei a ele acerca das justificativas da comemoração do bicentenário do nascimento de Fritz Müller, que respondeu assim:

“Comemorar o bicentenário de Fritz Müller é antes mais nada um ato de justiça e de reconhecimento deste grande naturalista alemão que se naturalizou brasileiro e que viveu em Santa Catarina (Desterro e Blumenau) por 45 anos. Seu legado é imenso e abrange a ciências biológicas e a educação. Quando viveu em Desterro de 1856 a 1867, Fritz Müller inovou no campo da educação como professor do Liceu Provincial influenciando positivamente a formação de grandes personagens da história catarinense.  Além de lecionar Matemática, introduziu pela primeira vez o ensino das Ciências Naturais no currículo do ensino secundário”.

 

     Ao instigar o professor Mário a discorrer sobre a relevância científica da obra de Fritz Müller, a resposta, consistente e detalhada, assevera:

“Defensor da doutrina de Darwin, Fritz Müller foi o primeiro cientista no Brasil a publicar em jornais da época (1869) textos explicativos sobre a Teoria da Evolução dirigido ao público leigo, primeiro a popularizar a teoria da Evolução no país.

 

     Seus estudos de organismos marinhos entre 1857 e 1864 geraram evidências genuínas a favor da Origem das Espécies por meio de Seleção Natural proposta por Charles Darwin em 1859, de quem foi amigo e colaborador por 17 anos. Os estudos realizados em Desterro e publicados no livro Für Darwin (Para Darwin), são as primeiras provas factuais da Teoria da Evolução das Espécies por meio da seleção natural realizados na antiga Praia de Fora.

 

      Realizou pesquisas sobre o hábito e reprodução de plantas, insetos e a interação inseto-planta, descrevendo novas espécies para a ciência. Descreveu o Mimetismo Mülleriano (fenômeno de imitação entre espécies diferentes) e utilizou pela primeira vez a matemática para explicação do fenômeno. Seus estudos sobre o desenvolvimento de camarões foram fundamentais para o cultivo e a exploração econômica desses crustáceos atualmente.

 

     Mesmo com recursos extremante escassos, fez observações geniais da natureza que lhe renderam a alcunha de Príncipe dos Observadores dada por Darwin e Herói da Ciência dada por Ernest Haeckel. Seu legado de científico consta de 271 publicações e foi citado 19 vezes na 6a edição de A Origem das Espécies. Em todos os livros publicados por Darwin, Fritz Müller é citado 91 vezes.

 

     Reconhecido pela comunidade científica internacional, recebeu em vida dois títulos de Doutor Honoris Causa nas Universidades de Bonn em 1868 e Tübingen em 1874”.

 

     Por fim, o meu entrevistado fala um pouco dos eventos da comemorações em curso sobre o bicentenário do nascimento de Fritz Müller, dizendo:

“Por toda essa rica biografia, no bicentenário de seu nascimento o Grupo Desterro Fritz Müller Charles Darwin 200 anos, organizou em colaboração com a SBPC uma série de atividades comemorativas que incluem Exposições em Florianópolis, Brasília e Rio de Janeiro, Simpósios, Mesa Redonda, lançamento de livros entre outras atividades, como a sessão especial conjunta no Senado Federal e Câmara do Deputados, Na Assembleia Legislativa Estadual e na Câmara Municipal de Florianópolis”.

 

      A melhor forma de comemorar o bicentenário do nascimento de Fritz Müller é rememorar a expressiva obra científica que ele empreendeu em condições adversas. Para tanto, vale a pena consultar as informações e os materiais do site www.fritzmuller200anos.com.br (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoqdxXBLrTtMpsIK3M1LVYjLIMg7JNFoF4xTXD7V9q_3NpAQ/viewform).

 

     E particularmente, acompanhar, de forma presencial ou pelo youtube, o Simpósio Comemorativo do Bicentenário de nascimento de Fritz Müller, que ocorrerá em Florianópolis no dia 10 de junho e em Blumenau no dia 24 de junho.

 

Für Fritz Müller!

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC