Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Dezembro/2021)

As celebrações do centenário de Paulo Freire na PUC-GO

Escrito por 1. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, 2. César Evangelista Fernandes Bressanin, 3. Lizandro Poletto e 4. Maria Célia da Silva Gonçalves

     O grupo de pesquisa “Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais” tem suas origens vinculadas ao início da constituição do “Grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) ocorrida na década de 1990 na UNICAMP. Está organizado, desde o ano de 2010, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, tendo como líderes os docentes Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida e José Maria Baldino. Desde seu início, propôs-se a produzir e organizar pesquisas sobre a história social e cultural da educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços.

 

     Durante o ano de 2021, em que se celebra o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, especialmente durante o segundo semestre, este grupo de pesquisa elaborou um planejamento com atividades acadêmicas e de pesquisas para fazer memória da vida, do pensamento e das obras do patrono da Educação Brasileira. Estudar, pensar, memorar e celebrar Paulo Freire tem sido vital para resistir em tempos difíceis pelo qual passamos e para esperançar novas possibilidades.

 

      O minicurso “Vida, pensamento e obras de Paulo Freire”, realizado no período de 11 de agosto a 15 de setembro de 2021, sempre às quartas-feiras, tratou de apresentar, discutir e problematizar as principais obras freireanas com estudantes da graduação e da pós-graduação, sendo ministrado pelo professor Lizandro Poletto. Neste minicurso foram discutidos os livros “Educação como Prática da Liberdade”, “Pedagogia do Oprimido”, “Cartas à Guiné-Bissáu”, “Educação e Mudança”, “Pedagogia da Esperança”, “Pedagogia da Indignação”, “Professora Sim, Tia não: Carta a Quem Ousa Ensinar” e “Pedagogia da Autonomia”.

 

      Outra atividade nas comemorações do centenário freireano na PUC-GO foi a organização do dossiê “Centenário de Paulo Freire: memórias e ressignificação da práxis educativa libertadora”, que será publicado no periódico Humanidades & Tecnologia, revista acadêmica multidisciplinar da Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). O dossiê objetiva expressar a riqueza e a multiplicidade imensurável dos olhares sobre o pensamento de Paulo Freire para o mundo científico, tendo em vista que as produções que compõem o dossiê contemplam pesquisadores de vários programas de pós-graduação em Educação do Brasil e pesquisadores da Espanha.

 

    Numa parceria com a Universidad Autónoma de Madrid e a Universidade Federal de Uberlândia, o grupo de pesquisa promoverá, de 08 a 10 de dezembro de 2021, o Simpósio Internacional “Paulo Freire: memórias, esperança e resistência”. Este simpósio objetiva celebrar os 100 anos de nascimento de Paulo Freire e suas contribuições epistemológicas para o campo da educação, a partir da partilha de memórias, estudos e pesquisas sobre as vivências, as falas e os escritos do pensador/filósofo/teórico da educação no Brasil e no mundo. Diante do cenário de polarizações, negacionismos, discursos e posturas autoritárias e fascistas, pensar e aprender com Paulo Freire são sinais de esperança e de resistência na conjuntura mundial atual.

 

     Paulo Freire é um ícone na História da Educação brasileira e mundial. Sua proposta trouxe um novo conceito de educação, de escola, de educador, de educando, de sociedade e de mundo. Ler Paulo Freire é primordial para educadores, educadoras e pesquisadores da educação num constante e necessário diálogo com o mundo e com as possibilidades de sua transformação, por que não, a partir da educação.

 


 

1. Professora Adjunta do PPGE PUC-GO. Líder do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email

2. Técnico em Assuntos Educacionais UFT. Membro do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email

3. Pós-doutorando em Educação (PUCGO). Membro do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email

4. Pós-doutoranda em Educação (PUCGO). Membro do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.