Escrito por 1. Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida, 2. César Evangelista Fernandes Bressanin, 3. Lizandro Poletto e 4. Maria Célia da Silva Gonçalves
O grupo de pesquisa “Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais” tem suas origens vinculadas ao início da constituição do “Grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) ocorrida na década de 1990 na UNICAMP. Está organizado, desde o ano de 2010, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação, tendo como líderes os docentes Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida e José Maria Baldino. Desde seu início, propôs-se a produzir e organizar pesquisas sobre a história social e cultural da educação em seus diferentes níveis, processos, modalidades e espaços.
Durante o ano de 2021, em que se celebra o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, especialmente durante o segundo semestre, este grupo de pesquisa elaborou um planejamento com atividades acadêmicas e de pesquisas para fazer memória da vida, do pensamento e das obras do patrono da Educação Brasileira. Estudar, pensar, memorar e celebrar Paulo Freire tem sido vital para resistir em tempos difíceis pelo qual passamos e para esperançar novas possibilidades.
O minicurso “Vida, pensamento e obras de Paulo Freire”, realizado no período de 11 de agosto a 15 de setembro de 2021, sempre às quartas-feiras, tratou de apresentar, discutir e problematizar as principais obras freireanas com estudantes da graduação e da pós-graduação, sendo ministrado pelo professor Lizandro Poletto. Neste minicurso foram discutidos os livros “Educação como Prática da Liberdade”, “Pedagogia do Oprimido”, “Cartas à Guiné-Bissáu”, “Educação e Mudança”, “Pedagogia da Esperança”, “Pedagogia da Indignação”, “Professora Sim, Tia não: Carta a Quem Ousa Ensinar” e “Pedagogia da Autonomia”.
Outra atividade nas comemorações do centenário freireano na PUC-GO foi a organização do dossiê “Centenário de Paulo Freire: memórias e ressignificação da práxis educativa libertadora”, que será publicado no periódico Humanidades & Tecnologia, revista acadêmica multidisciplinar da Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). O dossiê objetiva expressar a riqueza e a multiplicidade imensurável dos olhares sobre o pensamento de Paulo Freire para o mundo científico, tendo em vista que as produções que compõem o dossiê contemplam pesquisadores de vários programas de pós-graduação em Educação do Brasil e pesquisadores da Espanha.
Numa parceria com a Universidad Autónoma de Madrid e a Universidade Federal de Uberlândia, o grupo de pesquisa promoverá, de 08 a 10 de dezembro de 2021, o Simpósio Internacional “Paulo Freire: memórias, esperança e resistência”. Este simpósio objetiva celebrar os 100 anos de nascimento de Paulo Freire e suas contribuições epistemológicas para o campo da educação, a partir da partilha de memórias, estudos e pesquisas sobre as vivências, as falas e os escritos do pensador/filósofo/teórico da educação no Brasil e no mundo. Diante do cenário de polarizações, negacionismos, discursos e posturas autoritárias e fascistas, pensar e aprender com Paulo Freire são sinais de esperança e de resistência na conjuntura mundial atual.
Paulo Freire é um ícone na História da Educação brasileira e mundial. Sua proposta trouxe um novo conceito de educação, de escola, de educador, de educando, de sociedade e de mundo. Ler Paulo Freire é primordial para educadores, educadoras e pesquisadores da educação num constante e necessário diálogo com o mundo e com as possibilidades de sua transformação, por que não, a partir da educação.
1. Professora Adjunta do PPGE PUC-GO. Líder do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email
2. Técnico em Assuntos Educacionais UFT. Membro do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email
3. Pós-doutorando em Educação (PUCGO). Membro do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email
4. Pós-doutoranda em Educação (PUCGO). Membro do DGP Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais/HISTEDBR (EHMCES) PUC-GO. Ver email