Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Julho/2021)

A ESCOLA REGIONAL DE MERITI FAZ 100 ANOS

Escrito por Norberto Dallabrida e Fernanda Gomes Vieira

A Escola Regional de Meriti (chamada Escola Dr. Álvaro Alberto desde 1964) tornou-se referência na história da educação do Brasil


     Em 1921, em um bairro periférico do município do Rio de Janeiro, foi criada, pela educadora Armanda Álvaro Alberto, a Escola Regional de Meriti, que teve vida longa, fechando as suas portas somente em 1964. Neste ano de seu centenário de fundação, por que vale a pena rememorá-la?

 

     Esta escola não tinha um modelo pedagógico a ser seguido, mas se inspirou especialmente nas ideias puericentristas de Maria Montessori. Em relação à sua organização escolar, a instigante biografia de Armanda Álvaro Alberto, escrita por Ana Mignot, assevera: “tinha a preocupação de ser um lugar de experimentação científica; estava situada no campo, em regime de coeducação; ministrava trabalhos manuais com fins educativos, mais que profissionais; estimulava a jardinagem, criação de animais, tempo livre para trabalhos extraclasse, como ginástica e excursões”. Poderíamos dizer que a Escola Regional de Meriti fazia parte do movimento internacional da Educação Nova, mas não utilizava os testes psicológicos que eram disseminados e usados em escolas nos países ocidentais e no Brasil.

 

     Desta forma, a escola dirigida por dona Armanda se dividia em quatro graus, sendo três deles fundamentais e o último tinha uma especificidade – desenho, trabalho manual, economia doméstica, jardinagem e criação. Os alunos podiam transitar pelas turmas em qualquer momento de acordo com seu desenvolvimento intelectual uma vez que não havia exames para acessar níveis escolares. As salas de aula eram adaptadas ao ensino de diversas matérias, procurando proporcionar uma formação integral em que a educação sexual era parte do currículo de ciências. E os boletins eram mensais e contavam com todas as atividades do aluno, análise do seu comportamento e dados de sua saúde. Deve-se destacar também a existência da Biblioteca Euclides da Cunha, do grupo de escoteiros Belisário Penna e do museu escolar.


Norberto Dallabrida: Professor e diretor de pesquisa e pós-graduação do Centro de Educação a Distância da UDESC.

Fernanda Gomes Vieira: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

 

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC