Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Junho/2021)

A PRECARIEDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Escrito por Norberto Dallabrida

     No próximo dia 1º de junho, às 14h, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por videoconferência, a professora Bernardete Gatti fará uma palestra sobre a formação de professores. Esta conferência integra o “Seminário Mestrados Profissionais em Debate”, promovido pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) da UDESC.


      Bernardete Gatti é uma das maiores autoridades em formação de professores no Brasil. Realizou o seu doutorado na Universidade de Paris e pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá) e na Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos). Atuou como professora na PUC de São Paulo e como pesquisadora na Fundação Carlos Chagas. Com este capital cosmopolita, atualmente é uma das vozes mais respeitadas na questão da formação docente.

 

      Em 2016, concedeu uma entrevista à revista ÉPOCA em que faz declarações corajosas e consistentes sobre a formação de professores. Respondendo à questão “o que falta na formação para professor”?, afirma: “O problema da formação de professores começa na faculdade. Os docentes de pedagogia e das licenciaturas não sabem ensinar para quem dará aula. Isso porque eles mesmos não aprenderam como fazer isso. Para não dizer que a formação didática não existe, podemos dizer que ela é precária. A maioria dos futuros professores não aprende como lecionar. Não recebem na faculdade as ferramentas que possibilitarão que eles planejem da melhor forma possível como ensinar ciências, matemática, física, química e mesmo como alfabetizar. Muitos de nossos professores saem da faculdade sem saber alfabetizar crianças. É um problema grave”.

 

      No desdobramento desta questão, ÉPOCA indaga: Por que os cursos de licenciatura não mudam? E a professora Bernardete Gatti assevera: “A gente constata em entrevistas e em pesquisas com docentes das faculdades que eles não têm a noção de que estão formando um profissional da Educação, que vai para a sala de aula lidar com crianças e adolescentes. Eles trabalham para formar intelectuais e pesquisadores. Até certo ponto isso é importante. Mas essa é apenas parte da formação. É preciso focar também na prática social nas escolas. Dizer para os acadêmicos que eles têm de formar professores para a sala de aula chega a escandalizá-los. Muitos encaram essa questão como algo menor. Essa mentalidade vem de longe”.

 

     E, para tornar a carreira docente mais atraente, a professora Bernardete Gatti sustenta que a remuneração faz a diferença e argumenta: “Aumentar os salários é fundamental para valorizar a profissão, para trazer gente mais bem preparada para a sala de aula e para fazer os que já estão nela correr atrás de melhorar. Ninguém escolhe uma carreira só por ideologia. Você olha o que será seu futuro profissional. E a carreira do professor, em geral, não delineia um futuro muito bom. Ela cria uma armadilha. Para o professor avançar em termos de salário, ele é obrigado a deixar de ser professor para ser coordenador ou ser diretor. Tem de abandonar a sala. Isso ocorre justamente quando ele já tem experiência em dar aula. Acho que a carreira tem de dar incentivos para que ele se mantenha na sala”.

 

      A premissa “nada substitui um bom professor” tornou-se, na pandemia do novo coronavírus, ainda mais contundente. Nesta direção, as sábias palavras de Bernardete Gatti nos provocam e são vetores na formação docente.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.