Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Agosto/2020)

A DELICADA VOLTA À ESCOLA

Escrito por Norberto Dallabrida


    A processo gradual de flexibilização da economia determinada por estados e municípios desencadeou o debate sobre a retomada das aulas presenciais nas escolas. Se a reabertura de lojas, shoppings, restaurantes e bares foi geralmente precoce, exigindo muitas vezes o retorno de seu fechamento, as instituições educacionais não podem errar porque lidam com crianças e jovens e têm grande potencial de deslocamento e de aglomeração de pessoas.


 
     Com a negligência vergonhosa do Ministério da Educação na condução nacional dos problemas educacionais, algumas propostas estaduais de retomada das aulas presenciais têm ganhado visibilidade.]

 

     Devido ao seu peso na federação brasileira e à sua postura no combate à pandemia que nos assola, o estado de São Paulo tomou a iniciativa no campo educacional. No dia 24 de junho, anunciou um plano de volta às escolas – públicas e privadas – para o dia 8 de setembro, mas somente se todo o estado estiver na fase amarela por no mínimo 4 semanas. O território paulista foi dividido em cinco fases – vermelha (1ª), laranja (2ª), amarela (3ª), verde (4ª) e azul (5ª)



     Deste modo, o retorno das aulas será escalonado, de forma que na primeira etapa somente 35% das turmas poderão estar em sala de aula; na segunda etapa 70% e, na última, 100%. Segundo o jornal Folha de São Paulo, “para a segunda etapa do retorno, 60% das regiões precisam estar na fase verde da flexibilização da quarentena por mais de 14 dias e, para a última etapa da retomada, 80% das regiões preci

     Entre as dificuldades do retorno está a avaliação das pilhas de trabalhos realizados durante a pandemia e entregues somente no retorno dos alunos.

 

    No entanto, na educação básica a situação é mais delicada, especialmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental onde o contato e a aglomeração são difíceis de impedir. Para autorizar o retorno às aulas presenciais, as secretarias de educação – estadual e municipais – de Santa Catarina devem se respaldar em parecer rigoroso das autoridades sanitárias, visando a segurança de nossos estudantes.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.