Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Novembro/2016)

Escolarização do esporte

Escrito por Norberto Dallabrida

     A realização dos jogos olímpicos no Brasil faz-nos pensar sobre a emergência dos esportes e sua importância no mundo contemporâneo. O campo esportivo foi inventado em meados do século XIX, na Inglaterra, com a competição marcada pela constante superação mediada pelo cronômetro.

 

     Os jogos olímpicos modernos começaram a se realizar na Grécia, em 1896, e, desde então, espraiaram-se até os dias que correm, ganhando visibilidade em nível global e envolvendo diferentes dimensões sociais.

 

      Na histórica da educação, é instigante pensar como a instituição escolar se apropriou dos esportes. No Brasil, durante boa parte do século XIX, a escola era da ordem da instrução, isto é, da transmissão de conhecimentos, tanto no ensino primário como no secundário.

 

      Com a implantação do modelo do grupo escolar, no início do regime republicano, surge uma preocupação com a educação integral, que envolvesse as dimensões intelectual, física e moral. Nesse momento histórico, a educação corporal era realizada sobretudo por meio dos exercícios ginásticos, diferenciados para alunas (mais leves) e alunos (mais pesados e de corte militar).

 

       A escolarização do esporte emergiu, segundo o livro “A escola e o esporte: uma história das práticas culturais”, de Meily Linhares, na década de 1920, particularmente nos debates da Associação Brasileira de Educação (ABE), cuja questão central era a regeneração da sociedade brasileira por meio da educação nacional.

 

      O mote da ABE “energizar o caráter” incluía a prática esportiva, que implicava o respeito às regras, a lógica da constante superação e, nos esportes coletivos, capacidade de trabalhar em equipe. No entanto, o grupo católico da ABE criticava o uso de roupas sumárias nos esportes, que poderiam acarretar problemas de ordem moral.

 

       Assim, ao longo do século XX, os esportes invadiram cada vez o ambiente escolar, tanto na disciplina Educação Física, incluída no currículo do ensino secundário somente em 1931 quanto nos intervalos das aulas e nos finais de semana. No Brasil, o futebol foi o primeiro e o esporte mais praticado nas escolas, seguido pelo basquetebol, voleibol e handebol. De outra parte, o rúgbi não foi apropriado na grande maioria das escolas brasileiras, mas em outros países, como a Inglaterra e a França, esse esporte foi efetivamente escolarizado.

 

       Assim, no mundo escolar, há memórias emocionantes de jogos avulsos, de torneios interclasses e de disputas entre colégios, certamente marcadas por brigas e desentendimentos, mas, sobretudo, por momentos de disputa democrática, de frenesi e de prazer. 

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC