Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Dezembro/2018)

Jornais escolares estudantis

Escrito por Alzemi Machado

     A criação de jornais escolares produzidos por estudantes ou pelo corpo pedagógico das escolas surgiu na Europa, a partir da primeira década do Século XX. Um dos primeiros educadores a utilizar o jornal escolar foi o belga Jean-Ovide Decroly, no ano de 1909, quando editou em seu estabelecimento de ensino O Correio da Escola.

 

     Entretanto, foi o educador francês Celestin Freinet (1896-1966) a partir de 1924, que proporcionou grandes contribuições na utilização do jornal impresso como aliado indispensável no processo educacional, ao perceber que as crianças e adolescentes tinham a necessidade de expressar as suas ideias, e quando manifestavam, apresentavam considerável melhora no rendimento. Outro educador e médico de formação, Janusz Korczak (1878-1942), utilizou o jornal em trabalhos junto às crianças pobres na periferia de Varsóvia, alcançando grande êxito escolar.

 

     No Brasil e, particularmente em Desterro, foi editado em janeiro de 1868 o periódico A União: revista litteraria e noticiosa, elaborado pelos alunos do Colégio do Santíssimo Salvador, vinculado à Companhia de Jesus, tornando-se uma das primeiras publicações estudantis em solo brasileiro. Merece destaque também o jornal A Escola, idealizado pelo professor João dos Santos Areão, diretor do Grupo Escolar Jerônimo Coelho na cidade de Laguna.

 

     O primeiro número circulou em 1914, sendo editado sob responsabilidade da direção, contando com a colaboração de professores e eventualmente, de alguns alunos. Abordava conteúdos cívicos, patrióticos, higienísticos, excertos de livros escolares, trechos e redações escolhidas por professores, entre outros temas.

 

      Obviamente, estas duas publicações destinavam-se a circulação de ideias e conteúdos literários voltados ao segmento estudantil ou que eram produzidas no interior escolar por diretores e professores sem o objetivo de suprir e adequar às necessidades de ensino, estando assim, distante das idealizações propostas por Decroly, Freinet e outros defensores da Escola Ativa, chamados de escolanovistas.

 

       A partir do Decreto Estadual nº 2.991, de 28 de abril 1944, o jornal passa a ser prescrito nas práticas de ensino, tornando-se objeto da cultura material escolar, como parte integrante das Associações Auxiliares da Escola, constituída pelo pelotão de saúde, caixa escolar, biblioteca, clube de leitura, clube agrícola, circulo de pais e professores, liga da bondade, liga pró-língua nacional e o museu escolar, que objetivavam oferecer aos alunos a “oportunidade de exercitar atitudes de sociabilidade, responsabilidade e cooperação escolar”.

 

      Diversos jornais passam a ser editados nos Grupos Escolares, Escola Normal, Escolas Reunidas, Isoladas e Complementares, objetivando cumprir às determinações advindas das reformas escolares, sob a batuta do pensamento escolanovista.

 

      Neste sentido, a exposição que apresentamos, tem como propósito divulgar o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina e da Hemeroteca Digital Catarinense (www.hemeroteca.ciasc.sc.gov.br), particularmente, os jornais produzidos por estudantes, estabelecimentos escolares, faculdades, entidades estudantis e grupos de alunos, que de forma autoral ou apócrifa, manuscrita, tipográfica, mimeografa ou em off-set, ajudaram a construir a história da imprensa escolar e estudantil em Santa Catarina.

 

Organizada sob curadoria do bibliotecário Alzemi Machado, apresenta 44 títulos de jornais editados em cidades catarinenses no período de 1868 a 2012, expostos em doze painéis contendo capas digitalizadas e impressas das publicações. A mostra ficará exposta no hall da Biblioteca Pública de Santa Catarina no período de 29 de outubro a 26 de novembro de 2018, e a partir de 2019, percorrerá diversas cidades catarinenses.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC