Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Outubro/2018)

ELEIÇÕES E ENSINO MÉDIO

Escrito por Norberto Dallabrida

    Os dados do SAEB e IDEB publicados recentemente confirmam que o ensino médio é a etapa frágil da educação básica. Essa avaliação é verificada há no mínimo duas décadas, e os governos não deram respostas adequadas para revertê-la.

 

     Em Santa Catarina os índices do SAEB e IDEB são menos piores do que aqueles verificados em nível nacional, mas a situação também é constrangedora porque destoa do estado catarinense, considerado o mais eficiente do Brasil pelo ranking do jornal Folha de S. Paulo. A questão do ensino médio catarinense envolve um triplo problema: em primeiro lugar, a exclusão de jovens no ensino médio.

 

    Segundo dados do Dired/Ined, em 2017 havia em Santa Catarina 21.619 jovens de 15 a 17 anos fora da escola, o que equivale a aproximadamente 7% dessa população escolar. Trata-se de uma catástrofe porque a falta de inclusão do jovem no ensino suprime o seu futuro como cidadão.

 

     Em segundo lugar, a evasão escolar no ensino médio. Os dados do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público de Santa Catarina indicam que a evasão escolar cresce levemente nos anos finais do ensino fundamental, mas explode no ensino médio. Os jovens que não estão na escola ou a abandonam, aumentam o grupo “nem nem” e/ou provocam o fenômeno da juvenilização da EJA.

 

     Por fim temos a falta de qualidade do aprendizado no ensino médio, particularmente no sistema público estadual, que ocupa as últimas colocações nas avaliações nacionais. Esta situação se deve à falta de infraestrutura das escolas, à gestão ineficaz e sobretudo à ausência de uma carreira docente atraente. Sem valorização docente substantiva não haverá mudança estrutural no ensino médio.



     Nos planos dos candidatos ao executivo catarinense não constato proposta consistente para enfrentar a fragilidade do ensino médio na rede estadual. Neste segmento, a sociedade catarinense exige atitude política mais ousada.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.