Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Abril/2016)

LEITURAS DA CAIXA-PRETA DO COLÉGIO FARROUPILHA

Escrito por Gladys Mary Ghizoni Teive e Norberto Dallabrida

     No final do ano passado veio à lume o volume 2 da obra “Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: memórias e histórias (1858-2008)”, organizada pelas professoras Maria Helena Camara Bastos, Alice Rigoni Jacques e Dóris Bittencourt Almeida e com o selo da EDIPUCRS. Trata-se de uma segunda coletânea sobre a história do Colégio Farroupilha – escola privada localizada na cidade de Porto Alegre –, fruto de um projeto de pesquisa que congregou várias instituições educativas de nível superior e médio.

 

     O atual Colégio Farroupilha foi fundado, em 1886, pela Associação Beneficiente Alemã com o nome de Knabenschule des Deutschen Hilfsverein (Escola de Meninos da Associação Beneficente Alemã). Em 1904, essa associação germânica de corte luterano criou a escola para meninas (Mädchenschule) e, sete anos depois, foi criado o jardim da infância (kindergarten), para ambos os sexos – considerado o primeiro de Porto Alegre – fato que provocou a prática da coeducação também no ensino primário. Em 1936, foi criado o Ginásio Teuto-Brasileiro Farroupilha, que, com os áreas nacionalizadores da ditadura estadonovista perdeu o miolo do nome e deixou de ensinar a língua alemã. Treze anos depois, com a instituição do colegial passou a se chamar Colégio Farroupilha, nome que conserva até hoje.

 

     É sobre essa longa e descontínua história que os dois volumes da obra “Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: memórias e histórias (1858-2008)” colocam o foco de forma temática a partir de um acervo comum: o Memorial do Colégio Farroupilha. Ou seja, a grande maioria dos textos que compõem essa coletânea exploram aspectos específicos das culturas escolares centenárias da escola tal como escritas e desenhos infantis, cadernos escolares de diferentes disciplinas, práticas de clubes, biblioteca, trajetórias docentes, imprensa escrita (jornais), festas e diários. Desta forma, a partir de diferentes aportes teórico-metodológicos e de fontes singulares, os livros em tela oferecem leituras da caixa-preta do atual Colégio Farroupilha, explorando os diferentes níveis de ensino.

 

    Os dois volumes da obra “Do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha: memórias e histórias (1858-2008)” lançam luz sobre o estabelecimento de uma escola étnica e a sua transformação em um colégio nacional, processo similar em outros educandários brasileiros, particularmente os localizados no sul do Brasil. E também revela as culturas escolares específicas dos diferentes níveis de ensino conectadas com processos sociais e educativos mais amplos em níveis regional, nacional e mundial. 

 

* Professores da UDESC e autores de “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1919) (Editora Mercado de Letras, 2011) 

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.