Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Setembro/2018)

LEITURA MULTIFACETADA DA ESCOLA

Escrito por Norberto Dallabrida

       Em meados deste ano veio à lume o livro intitulado “História da Escola: métodos, disciplinas, currículos e espaços de leituras” com o selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão e da Café & Lápis. Trata-se de um calhamaço de mais de 600 páginas, organizado pelos professores César Augusto Castro e Samuel Luís Velázquez Castellanos, ambos da UFMA.



       A apresentação desta coletânea esclarece: “este livro privilegia quatro eixos numa perspectiva histórica: os métodos de ensino traduzidos nas formas de ensinar e aprender; as disciplinas escolares como representações formais dos conhecimentos a serem partilhados em sala de aula que atendem a uma série de dispositivos didáticos e operacionais [...]; o currículo entendido como cômputo de saberes e práticas articuladas objetivando a troca de vivências entre docentes e discentes e; por último, os espaços de leitura, por compreendermos que todo processo de educação (formal ou não) requer práticas leituras que se configuram a partir de diferentes espaços (família, escolas e bibliotecas)”.



       Desta forma, os 24 textos reunidos na obra “História da Escola” oferecem uma leitura multifacetada da história da escolarização brasileira nos séculos XIX e XX. Esses textos, escritos por duas dezenas de autores brasileiros e por um punhado de estrangeiros, focalizam métodos de ensino, abordam disciplinas-saber e dão uma atenção especial para os processos e espaços de leitura – uma questão cara aos organizadores. A maioria dos autores brasileiros é formada por historiadores da educação, cujo textos foram apresentados inicialmente no Encontro Maranhense de História da Educação (EMHE), organizado anualmente pelos professores César e Samuel e que vem se consolidando na região norte/nordeste e no Brasil.

 

       A interface internacional da coletânea é feita pelos seguintes autores: Roger Chartier, que escreve os artigos intitulados “Literatura e cânone escolar” e “”As bibliotecas, a história da cultura escrita e as novas tecnologias”; Elsie Rochwell que reflete sobre as múltiplas apropriações da escrita; Agustín Escolano Benito que nos apresenta a perspectiva etno-histórica da cultura escolar; e Jean-Yves Mollier, que assina o capítulo sob o título “Os manuais escolares no ensino na França: produção, circulação e recepção (séculos XIX e XX). Os três primeiros são bem conhecidos do público brasileiro, enquanto o último, que tem trabalhos instigantes, vem sendo difundido no Brasil especialmente pelos organizadores do livro.

 

       Desta forma, a coletânea “História da Escola” deve ser presença obrigatória nas bibliotecas das faculdades/centros de Educação porque nos oferece textos que lançam novos olhares em torno das pesquisas sobre métodos, disciplinas-saber, manuais e leituras como dimensões curriculares.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.