Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Dezembro/2013)

O “VICTOR MEIRELLES” COMEMORA O CENTENÁRIO

Escrito por Norberto Dallabrida e Gladys Mary Ghizoni Teive

    No dia quatro de dezembro, a Escola de Ensino Médio Victor Meirelles, localizada em Itajaí, celebra 100 anos de existência. Esse momento festivo traz à baila uma pluralidade de memórias de diversos atores educativos dessa escola que começou como grupo escolar e passou por várias metamorfoses.

 

    O Grupo Escolar Victor Meirelles foi inaugurado na tarde do dia 04 de dezembro de 1913 numa sessão cívico-patriótica, cuja programação contou a execução dos hinos de Santa Catarina e do Brasil, a declamação de poesias, a execução de cantos e a apresentação de exercícios ginásticos pelos alunos.

 

     Na sequência, o Inspetor Geral do Ensino, professor Orestes Guimarães, proferiu um discurso, e o Governador do Estado usou da palavra e comunicou aos presentes a oficialização do primeiro grupo escolar na principal cidade portuária de Santa Catarina.

 

     A construção do prédio foi terminada em junho de 1913, momento em que foram realizadas as nomeações do diretor Pedro Nolasco Vieira e dos primeiros professores. Como nos outros grupos escolares catarinenses, o diretor era do sexo masculino e fora recrutado do Estado de São Paulo pelo professor Guimarães para acelerar a modernização do ensino primário catarinense.

 

     Contudo, esse diretor ficou pouco tempo no cargo, sendo substituído, no ano seguinte, pelo professor Henrique Gaspar Midon, que permaneceu na direção da escola até o final da década de 1910. 

 

     De outra parte, o corpo docente do primeiro grupo escolar de Itajaí, formado por maioria de normalistas mulheres, expressa o movimento de feminização do magistério que se colocava em nível nacional.

 

    A implantação do “Victor Meirelles” é parte integrante da Reforma Orestes Guimarães, ocorrida entre 1911 e 1918, que reestruturou e modernizou a Escola Normal Catarinense e implantou grupos escolares em Santa Catarina.

 

     Na sua segunda gestão, o governador Vidal Ramos investiu na modernização da instrução pública catarinense, contratando no  Estado de São Paulo o professor Orestes Guimarães, experiente diretor de grupos escolares e expert na chamada Pedagogia Moderna.

 

     Como “Inspetor Geral da Instrução”, Guimarães reformou a Escola Normal Catarinense e implantou grupos escolares nas principais cidades do Estado no início do século XX: Joinville, Florianópolis, Laguna, Itajaí, Blumenau e Lages.

 

    No início de dezembro, Itajaí festeja o centenário da instituição do seu grupo escolar. No dia dois, haverá desfile escolar e lançamento do selo comemorativo ao centenário.

 

     No dia seguinte, será aberta a exposição “Ensino de gigantes”, comemorativa à memória dessa escola.

 

     E, no “dia do centenário”, ocorrerá o lançamento do livro “Grupo Escolar Victor Meirelles: 100 de Educação”, organizado pelo historiador Édison d’Ávila.

 

      Essa programação dá distinção ímpar à celebração do centenário da implantação dos grupos escolares em Santa Catarina, que se deve ao empreendedorismo da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí.

 

    Itajaí está duplamente de parabéns: por comemorar os 100 anos da inauguração do seu grupo escolar e, sobremaneira, pela forma distintiva de comemorar – especialmente pela publicação de uma coletânea sobre essa escola.

 

 

* 1 - Professor da UDESC e co-autor de “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918), Editora Mercado de Letras, 2011.  E-mail: Ver email

 

2- Gladys Mary Ghizoni Teive - Professora da  UDESC. Autora de “Política de modernização econômica  e formação de professores em Santa Catarina”; “Uma vez normalista, sempre normalista” e “A Escola da República – os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918)”, em parceira com Norberto Dallabrida.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.