Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Junho/2013)

MAIS UM GRUPO ESCOLAR FESTEJA O CENTENÁRIO

Escrito por Gladys GhizoniTeive e Norberto Dallabrida

 

    No próximo dia 20 de maio, o quarto grupo escolar implantado no Estado de Santa Catarina completará 100 anos. Trata-se do Grupo Escolar Vidal Ramos, de Lages, a  cidade-polo do Planalto Serrano Catarinense. Seu nome foi uma homenagem ao governador que empreendeu a mais espetacular reforma da instrução pública do estado, conhecida como Reforma Orestes Guimarães, que reestruturou o ensino primário catarinense.

   O monumental prédio, em estilo palaciano, o único com dois pavimentos, foi construído, como os demais, no centro da cidade, ao  lado da igreja matriz. Esta monumentalidade dava-lhe destaque no cenário urbano da cidade, materializando o poder da família Ramos na Primeira República, que dominava a política regional e estadual. A fotografia acima, revela parte das festividades que a inauguração do grupo teve na cidade natal do governador, que na época era  o político lageano de maior prestígio em Santa Catarina, pois ocupava pela segunda vez o executivo catarinense. 

 

   No seu discurso, Vidal Ramos defendia que o grupo escolar deveria proporcionar a democratização quantitativa da educação escolar no Estado, afirmando: “[...] estes pavimentos foram feitos para serem pisados, tanto pelo calçado do rico como pelo pé descalço do pobre. Aqui todos são iguais perante o mestre; aqui todos têm o mesmo direito, porque se os ornamentos deste edifício foram feitos com o ouro dos ricos, as paredes que o sustentam, foram argamassadas com o suor dos pobres”.

 

   Hoje sabemos que os pobres demorariam a pisar nos grupos escolares catarinenses, frequentando, quando muito, as escolas isoladas e ou reunidas, que evidentemente não tinham as mesmas condições não só físicas quanto pedagógicas dos grupos escolares, considerados a “Escola da República”.  E, quando os filhos  daqueles que construíram as suas paredes puderam lá pisar em maior número,  o “Colégio Rosa”, como também era conhecido em Lages, já não possuía o mesmo glamour e o prestígio das primeiras décadas, tal como aconteceu com os  demais grupos escolares implantados pela Reforma Orestes Guimarães.

 

   De modo que em 2011 a sua deterioração física era tal, que precisou ser fechado e  seus alunos, professores e funcionários foram alojados em novas instalações. Hoje o “Vidal Ramos” passa por uma profunda restauração para abrigar um centro cultural. 

 

Professores da UDESC e autores de “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918) (Editora Mercado de Letras, 2011).

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.