Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Abril/2011)

Trajetórias sociais de mulheres destinadas ao êxito

Escrito por Norberto Dallabrida

   No início deste ano, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, foi defendida a dissertação sob o título “Mulheres destinadas ao êxito: trajetórias escolares e profissionais de ex-alunas do Curso Científico do Colégio Coração de Jesus de Florianópolis (1949-1960)”, de Estela Maris Sartori Martini. Esse trabalho acadêmico faz uma revisão das trajetórias sociais de alunas do ensino secundário de um colégio católico e de elite na década de 1950.

 

    Em Santa Catarina, o Colégio Coração de Jesus (CCJ) foi o primeiro educandário a oferecer, a partir de 1947, o Curso Científico – segundo ciclo do ensino secundário. A dissertação de Estela Maris analisa em perspectiva sócio-histórica, fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, os percursos escolares em nível superior e as carreiras profissionais de alunas egressas do Colégio Coração de Jesus entre 1949 e 1960. Essas datas-limite correspondem respectivamente à formatura da primeira turma de alunas do Curso Científico do CCJ e a criação da UFSC, que expandiu, de forma expressiva, o ensino superior em Florianópolis.

 

   A pesquisa de Estela Maris revela que 80% das ex-alunas do Curso Científico do CCJ ingressaram no ensino superior, sendo que os cursos mais freqüentados foram Licenciaturas, Direito, Odontologia e Farmácia. Quatro delas fizeram Medicina e duas, Ciências Econômicas. A grande maioria dessas “mulheres destinadas ao êxito”, pela origem social privilegiada e por freqüentar um colégio de elite, teve carreira profissional pública, atuando como funcionária pública, professora de ensino médio e universitário, profissional liberal e empresária.

 

    Essas carreiras profissionais indicam que, na década de 1950, um grupo de mulheres das classes abastadas atuou efetivamente no espaço que até então era ocupado quase que exclusivamente por homens.

 

    O trabalho de Estela Maris é ainda mais instigante quando procura compreender em profundidade as trajetórias sociais de duas alunas egressas de origem popular, que tiveram carreiras profissionais exitosas, mas trilharam caminhos diferentes. A ex-aluna Zélia Maria Gerent fez Curso de Medicina na UFRGS, atuou como médica em Porto Alegre e teve uma vida pautada pelo catolicismo.

 

    Por outro lado, a ex-aluna Marlene de Souza Soccas cursou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Florianópolis, atuou como dentista e fez Curso de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo, onde se engajou na militância de esquerda.

 

    Em 1970, ela foi presa e torturada em São Paulo junto com outras universitárias, entre as quais a jovem Dilma Rousseff – atual presidenta da República. 

 

    A dissertação “Mulheres destinadas ao êxito” nos proporciona uma revisão da inserção profissional das mulheres em perspectiva histórica e reflete como as origens sociais dos/as estudantes pautam as suas carreiras profissionais.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.