As enchentes deste verão, especialmente aquelas que devastaram a Região Serrana do Rio de Janeiro, colocaram ainda mais em evidência a necessidade da educação ambiental.
A realidade brasileira é ainda marcada por governos que permitem ocupações espaciais desastrosas, instituições sociais que desrespeitam o meio ambiente e indivíduos que atiram o lixo pelas ruas e outros lugares públicos.
Alunos da EM Evaldo Koehler, de Pirabeiraba brincando com o Jogo da memória.
No entanto, há várias iniciativas em prol da educação sócio ambiental que mereceram destaque e elogio. Uma delas que eu conheci recentemente são os “Projetos Educação, Conscientização e Gestão Ambiental Comunitária” da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), mais conhecidos por “Projetos EduCA”.
Segundo a sua coordenadora, professora Nelma Baldin, “os Projetos EduCA ao trabalharem com questões da educação ambiental e da gestão ambiental comunitária procuram desenvolver procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa”.
Os Projetos EduCA desenvolvem ações nas escolas que visam despertar a consciência ambiental por meio de diferentes atividades educativas como conferências, oficinas e muito especialmente pela produção dos chamados “livros ambientais”.
O primeiro livro paradidático dos Projetos EduCA é intitulado “Nosso futuro: compromisso do presente”, publicado em 2006. Esse livreto focaliza a história do Rio do Braço, que era fluente e local de banhos e pescarias da comunidade de Pirabeiraba, que vivia no seu entorno, mas que foi reduzido pela construção da BR 101 nas suas cabeceiras e poluído pela ação humana.
O livro aborda sobremaneira o despertar da consciência da poluição do Rio do Braço dos primos Aninha e Paulinho, à luz das memórias de seu avô Otto.
Palestra sobre educação ambiental ministrada para os alunos da EM Eugênio Klug.
Três anos depois, os Projetos EduCA lançaram o livro paradidático “Pedrinho e amigos em: A Campanha Contra o Desmatamento Ilegal”, que aborda como um grupo de alunos da escola do bairro Floresta se mobilizou para impedir o corte ilegal de árvores realizado por um empresário inescrupuloso. Trata-se de uma história de um movimento ambiental que se organizou em uma escola, com o apoio da sua professora e se espraiou para a sociedade. Esse “livro ambiental”, que tem um texto claro e é muito bem ilustrado, é um material criativo para ser utilizado em escolas, bem como em outras instituições educativas.
Os Projetos EduCA, detalhados no seu blog http://projetoseduca.blogspot.com, são um programa de extensão da UNIVILLE que provoca atividades de pesquisa científica e fazem conexões eficazes entre a Universidade e o sistema de ensino. É um belo exemplo de formação de consciência ambiental e de promoção do desenvolvimento sustentável.
*Norberto Dallabrida é professor na UDESC e autor de “A fabricação escolar das elites: o Ginásio Catarinense na Primeira República” (Editora Cidade Futura) e O tempo dos ginásios: ensino secundário em Santa Catarina (final do século XIX-meados do século XX) E-mail: Ver email