Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Julho/2012)

Ensino domiciliar

Escrito por Norberto Dallabrida

    No último dia 10 de junho, o jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria curiosa sob o título “Cresce adesão dos pais ao ensino domiciliar”. Essa matéria afirma que, atualmente, há em torno de mil famílias brasileiras que praticam o ensino doméstico, sendo que em 2009 eram apenas 250.

 

    No momento em que o Brasil praticamente universaliza o ensino fundamental, parodoxalmente, cresce o ensino doméstico.

 

     Além de curiosa, essa questão é polêmica, pois várias famílias que realizam o ensino em casa estão sendo processadas pela Justiça e uma já foi condenada a pagar multa.

 

     Tal decisão é fundamentada no artigo 6º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que reza: “é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula, a partir dos seis anos”.

 

    De outra parte, os pais que educam os seus filhos em casa – boa parte deles formados por evangélicos –, argumentam que não há, no Brasil, legislação que considere o ensino domiciliar inválido.

 

    Os argumentos contrários ao ensino em casa são basicamente dois. Em primeiro lugar, por mais bem preparados que sejam os pais, eles não têm formação cultural e pedagógica para transmitir todos os conhecimentos da Educação Básica aos seus filhos.

 

    Por outro lado, a escola é também um espaço de socialização, necessária para a formação de seres humanos. Nesta direção, o jornalista Hélio Shwartsman afirma: [...] a função do colégio não é só transmitir conhecimentos aos alunos, mas também ensiná-los a conviver civilizadamente uns com os outros, respeitando diferenças e aprendendo com elas”.

 

     Apesar de a educação doméstica ser um tema polêmico, que não se esgota neste canto do jornal, concordo com essas teses.

 

     Na História da Educação, constata-se que os preceptores educavam os filhos da nobreza da corte, que tinham um ensino diferenciado nas armas e nas letras.

 

     A partir do século XIX, crianças da burguesia também foram educadas por professores particulares. Contudo, com a massificação do ensino, a educação cada vez mais passa pela escola.

 

     Contudo, alguns países como o Canadá, Inglaterra, México e alguns Estados dos EUA o “homeschooling” é regulamentado.

     E você, educaria seus filhos ou filhas em casa?

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.