Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Maio/2012)

O Centenário do Grupo Escolar Lauro Muller

Escrito por Jornal da Educação

 

Prédio do Grupo Escolar Lauro Muller, no ano de sua inauguração (1912).

Fonte: Acervo Iconográfico de José Arthur Boiteux - IHGSC

     No próximo dia 24 de maio, a Escola de Educação Básica Lauro Muller vai comemorar o centenário da sua fundação. Esse momento festivo deve proporcionar releituras históricas sobre essa escola pública, procurando iluminar a situação atual do sistema público de ensino em Santa Catarina.

 

       A festa de sua inauguração, em 1912, foi um acontecimento grandioso que reuniu o governador Vidal Ramos, o Inspetor Geral do Ensino, professor Orestes Guimarães, e as principais autoridades estaduais e locais. Esse dia foi escolhido pelo governador do Estado de Santa Catarina porque era o aniversário da Batalha de Tuiti – o maior combate da Guerra do Paraguai, vencido pelos aliados.

 

      O grupo escolar que tinha como patrono o primeiro governador de Santa Catarina e o político de maior prestígio em nível nacional na década de 1910, localizava-se no centro de Florianópolis.

 

      Sobre o Grupo Escolar Lauro Muller, o governador Vidal Ramos afirmou: “Prestei a maior atenção à construção do edifício destinado a este Grupo, assim como ao seu mobiliário e material de ensino, porque ele deve servir de modelo aos demais, que vão sendo fundados no Estado”. Essas palavras registradas pelo chefe do executivo catarinense indicam o destaque que o grupo escolar da capital catarinense tinha na Reforma Orestes Guimarães (1911-1918), que implantou os primeiros grupos escolares nas principais cidades catarinenses. A distinção social do Grupo Escolar Lauro Muller também era conferida pelo fato de receber as alunas da Escola Normal Catarinense, que ali realizavam as suas práticas de ensino, e também os professores dos grupos escolares e das escolas isoladas e reunidas de Santa Catarina.

 

      A Reforma Orestes Guimarães representou a grande transformação do ensino primário em Santa Catarina e o Grupo Escolar Lauro Muller foi a sua escola-modelo. Por essa razão, segundo o historiador Paulo de Nóbrega, o “Lauro Muller” custou aos cofres públicos estaduais aproximadamente o dobro dos outros seis grupos escolares da Reforma Orestes Guimarães.

 

      Os altos gastos estavam relacionados à aquisição de toda a sorte de materiais didáticos que foram adquiridos nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, as carteiras Chandlers, vindas dos EUA, o laboratório para as aulas práticas de Física e Química e o Museu para as aulas de Botânica, além de uma pequena biblioteca, com obras sobre a Pedagogia Moderna.

 

      O Grupo Escolar Lauro Muller era a menina dos olhos de Orestes Guimarães e do governador Vidal Ramos, funcionando como sala de visitas para as autoridades que visitavam o Estado, que, ao conhecê-lo, ficavam encantadas com a modernidade escolar catarinense, tal como pode ser constatado no “Livro de Visitas” do Grupo.

 

      Todo esse cuidado para com a escola primária, aliado à preocupação no sentido de que os professores bem ensinassem para que os alunos bem aprendessem, deveria servir de inspiração para a reinvenção da escola pública em Santa Catarina nos dias de hoje. 

 

* Professores da UDESC e autores de “A Escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina” (1911-1919) (Editora Mercado de Letras, 2011) 

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.