Durante o Governo Vidal Ramos (1911-1914), realizou-se uma reestruturação significativa do ensino primário em Santa Catarina, chefiada pelo professor paulista Orestes de Oliveira Guimarães – inspetor geral do ensino. Ela reformou a Escola Normal Catarinense e implantou os grupos escolares nas principais cidades de Santa Catarina. Devido à atuação incisiva e dedicada do seu mentor e executor, essa transformação escolar é chamada, com razão, de “Reforma Orestes Guimarães”.
Para modernizar o ensino primário, a Reforma Orestes Guimarães começou pela transformação da Escola Normal Catarinense, que havia sido criada no início do regime republicano (1892), sendo a única instituição escolar de formação de professores do ensino primário.
No início de 1911, o currículo da Escola Normal Catarinense foi mudado radicalmente por meio da introdução de disciplinas científicas, de conteúdos ainda mais republicanos e do método intuitivo – considerado uma revolução didática em relação às metodologias existentes à época. Desta forma, a Escola Normal Catarinense contribuiria para a formação de professores normalistas calcados na Pedagogia Moderna, que atuariam nos grupos escolares.
A Reforma Orestes Guimarães idealizou e implantou os primeiros grupos escolares em Santa Catarina. Os grupos escolares eram escolas graduadas, que tinham prédios imponentes, ofereciam oito classes, sendo 4 femininas e 4 masculinas, e se caracterizavam pelo ensino simultâneo, método intuitivo e cultura escolar patriótica.
No Brasil, esse modelo de escola foi implantado, no início da República, de forma pioneira, no Estado de São Paulo e, posteriormente, disseminou-se nas outras unidades da federação.
Em Santa Catarina, no ano de 1911, os grupos escolares foram instituídos pela legislação educacional e, no dia 15 de novembro, foi inaugurado o primeiro grupo escolar em Joinville. Em 1912 foram criados grupos escolares em Florianópolis e Laguna e, no ano seguinte, em Lages, Florianópolis (segundo grupo escolar), Itajaí e Blumenau. Os grupos escolares tiveram vida longa e marcaram várias gerações de catarinenses.
Devido à sua importância na História da Educação Catarinense, a Reforma Orestes Guimarães merece ser rememorada, especialmente neste ano do seu centenário. Uma das melhores formas de celebrar essa reforma educativa é a reflexão histórica sobre a sua importância na década de 1910 e os desdobramentos no atual sistema catarinense de ensino.
Nota da Editora: A partir desta edição, o JE publica, nesta coluna fatos relevantes sobre a história dos 100 anos da Reforma Orestes Guimarães e na edição de novembro, um caderno especial, sobre o centenário do 1º Grupo Escolar de SC, o “Conselheiro Mafra”, de Joinville.