Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Agosto/2011)

A reforma Orestes Guimarães - 1ª parte

Escrito por Norberto Dallabrida

 

  Durante o Governo Vidal Ramos (1911-1914), realizou-se uma reestruturação significativa do ensino primário em Santa Catarina, chefiada pelo professor paulista Orestes de Oliveira Guimarães – inspetor geral do ensino. Ela reformou a Escola Normal Catarinense e implantou os grupos escolares nas principais cidades de Santa Catarina. Devido à atuação incisiva e dedicada do seu mentor e executor, essa transformação escolar é chamada, com razão, de “Reforma Orestes Guimarães”.

 

   Para modernizar o ensino primário, a Reforma Orestes Guimarães começou pela transformação da Escola Normal Catarinense, que havia sido criada no início do regime republicano (1892), sendo a única instituição escolar de formação de professores do ensino primário. 

 

   No início de 1911, o currículo da Escola Normal Catarinense foi mudado radicalmente por meio da introdução de disciplinas científicas, de conteúdos ainda mais republicanos e do método intuitivo – considerado uma revolução didática em relação às metodologias existentes à época. Desta forma, a Escola Normal Catarinense contribuiria para a formação de professores normalistas calcados na Pedagogia Moderna, que atuariam nos grupos escolares.

 

   A Reforma Orestes Guimarães idealizou e implantou os primeiros grupos escolares em Santa Catarina. Os grupos escolares eram escolas graduadas, que tinham prédios imponentes, ofereciam oito classes, sendo 4 femininas e 4 masculinas, e se caracterizavam pelo ensino simultâneo, método intuitivo e cultura escolar patriótica.

 

   No Brasil, esse modelo de escola foi implantado, no início da República, de forma pioneira, no Estado de São Paulo e, posteriormente, disseminou-se nas outras unidades da federação.

 

   Em Santa Catarina, no ano de 1911, os grupos escolares foram instituídos pela legislação educacional e, no dia 15 de novembro, foi inaugurado o primeiro grupo escolar em Joinville. Em 1912 foram criados grupos escolares em Florianópolis e Laguna e, no ano seguinte, em Lages, Florianópolis (segundo grupo escolar), Itajaí e Blumenau. Os grupos escolares tiveram vida longa e marcaram várias gerações de catarinenses.

 

   Devido à sua importância na História da Educação Catarinense, a Reforma Orestes Guimarães merece ser rememorada, especialmente neste ano do seu centenário. Uma das melhores formas de celebrar essa reforma educativa é a reflexão histórica sobre a sua importância na década de 1910 e os desdobramentos no atual sistema catarinense de ensino.

 

   Nota da Editora: A partir desta edição, o JE publica, nesta coluna fatos relevantes sobre a história dos 100 anos da Reforma Orestes Guimarães e na edição de novembro, um caderno especial, sobre o centenário do 1º Grupo Escolar de SC, o “Conselheiro Mafra”, de Joinville. 

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.