Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Maio/2007)

Colégio Cônsul Carlos Renaux: 135 anos de educação luterana em Brusque

Por Camila Porto Fasolo*


    Em meados da década de 1860, chegavam à região do Vale do Rio Itajaí, hoje cidade de Brusque, imigrantes do Grão Ducado de Baden, sul da Alemanha.

 

     Desde os primórdios da colonização, a preocupação com a alfabetização das crianças era muito forte, principalmente por parte dos luteranos, pela importância dada à leitura para a compreensão da Bíblia e dos cânticos religiosos.

 

     Em 1872, a Deutsche Evangelische Schule (Escola Evangélica Alemã) iniciou suas atividades com aulas ministradas na casa do Pastor Henrique Sandreczki, sendo a primeira escola confessional alemã da cidade.

 

     Sempre mantida pela Fundação Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em 1938 teve a direção assumida pelo Prof. Dr. Arno Ristow, com o objetivo de enquadrar o educandário na lei de Nacionalização do Ensino colocada em marcha pelo governo Vargas.

 

     Foi um período marcado por relatórios minuciosos, visitas constantes de Inspetores de Ensino, desfiles exaltando o amor à Pátria e o fim de costumes germânicos.
Com o novo nome de Escola Evangélica Alberto Torres, uma das maiores exigências era o ensino estritamente em português. Alunos e professores ainda lembram que os Inspetores ficavam ao redor das crianças no pátio, prestando atenção se elas falavam alemão.

 

     Diferente da maioria das escolas estrangeiras, Ristow conseguiu adequar-se ao temido Decreto-Lei 88.

 

     Em meados de 1946, a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina determinou o fim dos Cursos Complementares em todo o Estado, o que faria com que Brusque ficasse somente com o ensino primário. Dr. Arno Ristow, com o apoio do industrial Otto Renaux e do Inspetor Federal do Ensino, Dr. Rafael G. Cruz Lima, deu início a documentação necessária para a regulamentação do ginásio anexo ao Grupo Escolar Alberto Torres, através de relatórios que detalhavam as instalações, o regimento interno, os professores e demais aspectos do futuro ginásio.

 

     O reconhecimento foi concedido em fevereiro de 1947, fazendo deste o primeiro ginásio de Brusque.

 

     Inaugurado em 11 de março do mesmo ano, teve sua primeira turma de formandos em 1950. Durante quase dez anos o Ginásio Cônsul Carlos Renaux, como foi chamado em homenagem ao benfeitor que fez tantas doações ao Grupo Escolar, foi o único da cidade.

 

     A partir dele, foram abertos o Curso Normal, Curso Científico e o Curso Técnico de Contabilidade, todos congregados sob o nome de Colégio Cônsul Carlos Renaux.
Nesse mês de abril, o Colégio Cônsul completou 135 anos de sua fundação. As solenidades de comemoração incluíram reencontro dos alunos das primeiras turmas de Ginásio e Curso Normal, bem como exposição de fotos contando um pouco da história do colégio.

 

 

     O prédio atual que ainda conserva as características iniciais e a preservação do acervo documental e iconográfico da escolas, são prova de que a preocupação com a história da instituição está muito presente, valorizando as pesquisas que vem sendo desenvolvidas na área da história da educação, e mais: “reacendendo” as memórias daqueles que ajudaram a escrever as páginas da história do colégio.

 

*Acadêmica da 5ª fase do Curso de Pedagogia da FAED/UDESC. Bolsista de Iniciação Científica da pesquisa “Ensino Secundário em Santa Catarina: redes e culturas escolares (1945-1961)”, orientada pelo prof. Dr. Norberto Dallabrida e financiada pelo CNPQ, FAPESC e UDESC.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.