Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Setembro/2008)

ENSINO SECUNDÁRIO PARA MULHERES NA DÉCADA DE 1950

Escrito por Norberto Dallabrida

Na história da Educação em Santa Catarina, há um espaço bastante amplo ocupado pelas Irmãs da Divina Providência, proprietárias e professoras do único colégio feminino no Estado a oferecer o ensino secundário completo nos anos de 1950.


Ou seja, o primeiro ciclo, curso ginasial com quatro anos de duração, e o segundo ciclo, curso colegial-científico, com três anos.
O primeiro colegial-científico implantado no Estado de Santa Catarina foi no Colégio Catarinense, exclusivamente masculino, seguido pelo Colégio Coração de Jesus, exclusivamente feminino.


Ambos com internato e semi-internato, localizados em Florianópolis e dirigidos à formação da juventude oriunda das camadas mais privilegiadas da sociedade catarinense.


O ano de 1947 iniciou com novidade no Colégio Coração de Jesus: no dia 25 de fevereiro, o Colégio recebeu autorização para iniciar as atividades do curso científico – segundo ciclo do ensino secundário –, único caminho que permitia o ingresso das mulheres aos cursos superiores que estavam emergindo na capital catarinense.


Após a missa em ação de graças, realizada na capela do Colégio, as 13 primeiras alunas matriculadas foram recepcionadas pela Irmã Diretora e iniciaram as atividades.


As práticas educacionais das Irmãs da Divina Providência teriam a tarefa de modelar as alunas conforme os preceitos e os valores morais católicos; formar jovens cultas, sociáveis, cristãs católicas, mas acima de tudo, prepará-las para seguir os estudos.
A realização dessa prática educacional se dava em conjunto com o currículo previsto pela Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942), elaborada pelo ministro da Educação Gustavo Capanema.


A excelência do ensino se verifica, quando constatado que as alunas adentravam sem maiores problemas nos cursos superiores, destacando-se, principalmente nas disciplinas de Português, Química e Física.


Embora a oportunidade fosse para aquelas cujas famílias conseguiriam bancar os estudos, com exceção de algumas poucas alunas bolsistas.


A influência exercida pelo curso científico do Colégio Coração de Jesus mudou o cenário das salas de aulas dos cursos superiores na cidade de Florianópolis, a partir dos anos de 1950 – agora seriam ocupadas por um maior número de mulheres.
A releitura histórica do primeiro curso científico oferecido para mulheres em Santa Catarina é muito oportuna neste início do século XXI, momento em que avança a luta nacional pela universalização do ensino médio e pela igualdade de direitos entre mulheres e homens.

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC