Escrito por Norberto Dallabrida
Na história da Educação em Santa Catarina, há um espaço bastante amplo ocupado pelas Irmãs da Divina Providência, proprietárias e professoras do único colégio feminino no Estado a oferecer o ensino secundário completo nos anos de 1950.
Ou seja, o primeiro ciclo, curso ginasial com quatro anos de duração, e o segundo ciclo, curso colegial-científico, com três anos.
O primeiro colegial-científico implantado no Estado de Santa Catarina foi no Colégio Catarinense, exclusivamente masculino, seguido pelo Colégio Coração de Jesus, exclusivamente feminino.
Ambos com internato e semi-internato, localizados em Florianópolis e dirigidos à formação da juventude oriunda das camadas mais privilegiadas da sociedade catarinense.
O ano de 1947 iniciou com novidade no Colégio Coração de Jesus: no dia 25 de fevereiro, o Colégio recebeu autorização para iniciar as atividades do curso científico – segundo ciclo do ensino secundário –, único caminho que permitia o ingresso das mulheres aos cursos superiores que estavam emergindo na capital catarinense.
Após a missa em ação de graças, realizada na capela do Colégio, as 13 primeiras alunas matriculadas foram recepcionadas pela Irmã Diretora e iniciaram as atividades.
As práticas educacionais das Irmãs da Divina Providência teriam a tarefa de modelar as alunas conforme os preceitos e os valores morais católicos; formar jovens cultas, sociáveis, cristãs católicas, mas acima de tudo, prepará-las para seguir os estudos.
A realização dessa prática educacional se dava em conjunto com o currículo previsto pela Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942), elaborada pelo ministro da Educação Gustavo Capanema.
A excelência do ensino se verifica, quando constatado que as alunas adentravam sem maiores problemas nos cursos superiores, destacando-se, principalmente nas disciplinas de Português, Química e Física.
Embora a oportunidade fosse para aquelas cujas famílias conseguiriam bancar os estudos, com exceção de algumas poucas alunas bolsistas.
A influência exercida pelo curso científico do Colégio Coração de Jesus mudou o cenário das salas de aulas dos cursos superiores na cidade de Florianópolis, a partir dos anos de 1950 – agora seriam ocupadas por um maior número de mulheres.
A releitura histórica do primeiro curso científico oferecido para mulheres em Santa Catarina é muito oportuna neste início do século XXI, momento em que avança a luta nacional pela universalização do ensino médio e pela igualdade de direitos entre mulheres e homens.