Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Maio/2008)

Sílvio Coelho dos Santos e o sistema catarinense de ensino

Escrito por Norberto Dallabrida

Sílvio Coelho dos Santos é conhecido como renomado professor de antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição em que também ocupou vários cargos administrativos. E também como autor de vários livros sobre a questão indígena, entre os quais "Índios e brancos no sul do Brasil" e "Os índios Xokleng: memória visual".

 

No entanto, geralmente ele é pouco lembrado como intelectual que ajudou a formular idéias sobre o sistema estadual de ensino. A dissertação de mestrado "Sílvio Coelho dos Santos - um intelectual moderno no Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE): pertencimento, missão social e educação para a formação/modernização (1960/1970)", de Marilânges Mól Ribeiro de Melo, orientada pela professora Maria das Dores Daros e defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, preenche, de forma oportuna e apaixonada, essa lacuna na historiografia da educação catarinense, pois relê as contribuições sobre a educação escolar na trajetória intelectual de Sílvio Coelho dos Santos.

 

Inicialmente, o trabalho acadêmico de Marilânges contextualiza muito bem a obra educacional de Sílvio Coelho. Ela foi produzida na década de 1960, quando foram colocados em marcha o PLAMEG (Plano de Metas) I e II, respectivamente nos governos Celso Ramos (1961-66) e Ivo Silveira (1966-70), quando foi introduzida a cultura institucional de planejamento global em Santa Catarina. Desta forma, em 1963, foi criado o Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais (CEPE), com o objetivo de realizar investigações sistemáticas sobre o sistema estadual de ensino. Sílvio Coelho dos Santos integrou-se ao CEPE como pesquisador, mas, entre 1966 e 1970, foi o seu diretor, quando coordenou a realização de várias pesquisas educacionais que auxiliaram a formulação do Plano Estadual de Educação 1969-1980 - o primeiro realizado em Santa Catarina.

 

É no bojo de seu trabalho de coordenador de pesquisas educacionais que Sílvio Coelho dos Santos escreveu dois livros sobre o sistema catarinense de ensino. Trata-se de "Educação e Desenvolvimento em Santa Catarina" (Editora da UFSC, 1968) e "Um esquema para a educação em Santa Catarina" (Editora EDEME, 1970), obras que procuram compreender as deficiências do ensino público catarinense e propõem alternativas para superá-las. A produção destas obras indicam um momento criativo do CEPE, que foi integrado à Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - também instituída pelo PLAMEG I. Não por acaso, a saída do professor Sílvio Coelho da UDESC e a sua vinculação exclusiva à UFSC, em 1970, marca o início da crise das pesquisas educacionais do CEPE, que passa a dar foco às atividades de extensão.

 

A dissertação de mestrado de Marilânges Mól Ribeiro de Melo analisa em boa hora a produção intelectual de Sílvio Coelho dos Santos sobre o ensino catarinense. Ela se constitui numa leitura muito importante e instigante para ajudar a repensar a escola pública em Santa Catarina nos dias que correm.

 

*Professor na UDESC e autor de "A fabricação escolar das elites:O Ginásio Catarinensse na Primeira República" (Editora Cidade Cultura)

Email: Ver email

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.