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Jornal da Educação

Histórias da Educação (Edição Janeiro/2007)

Conselheiro Mafra: O primeiro “templo de civilização” catarinense

Por Gladys Mary Teive Auras*


No dia 15 de novembro próximo passado(2006), Dia da Proclamação da República, foi comemorado o 95° aniversário do primeiro grupo escolar implantado em Santa Catarina: o Grupo Escolar Conselheiro Mafra, de Joinville. A data não poderia ser mais emblemática: os grupos escolares foram criados no Brasil, a partir de 1890, para serem os pilares da República, a instituição que segundo o imaginário republicano, deveria civilizar através da alfabetização, da educação moral e cívica e do acesso a conhecimentos científicos básicos, assim como integrar o imigrante estrangeiro a nação, enfim, nacionalizar, higienizar, ajustar o povo brasileiro aos novos valores e aos novos costumes da sociedade capitalista.

 

 

Templos de civilização, como bem os denominou Rosa Fátima de Souza, os grupos escolares representaram até o início da década da 1970 – quando por força da Lei 5692/71 foram substituídos pela escola de 1° grau-, o ideal de escola moderna: ensino graduado e racionalizado, classes divididas por idade, sexo e grau de adiantamento das crianças, prédios, instalações e mobiliários construídos segundo os modernos preceitos higienistas, predomínio de disciplinas de caráter enciclopédico, aulas de ginástica, música e trabalhos manuais, método de ensino e materiais didático-pedagógicos baseados nos últimos ensinamentos da pedagogia, leia-se do método de ensino intuitivo ou lições e coisas, principal ícone da pedagogia moderna.

 

 

Foi alicerçado nos pressupostos desse método que o professor paulista Orestes Guimarães – especialmente contratado pelo governo do Estado para reestruturar/modernizar a instrução publica catarinense -, organizou o Grupo Escolar Conselheiro Mafra e, posteriormente, os demais seis primeiros grupos escolares catarinenses, a saber: Grupo Escolar "Jerônimo Coelho", em Laguna e Grupo Escolar "Lauro Muller", em Florianópolis, ambos no ano de 1912 e os Grupos Escolares "Vidal Ramos", em Lages, "Silveira de Souza", em Florianópolis, "Victor Meireles", em Itajaí e "Luiz Delfino", em Blumenau no ano de 1913.

 

 

Tal como se pode constatar, os primeiros grupos escolares foram implantados nos centros urbanos de maior porte do Estado, haja vista a exigência, para a sua criação, de no mínimo uma demanda de 300 crianças em idade escolar, dos sete aos quatorze anos e, sobretudo, devido aos altos custos que representavam para os cofres públicos a sua instalação e manutenção. Nos municípios de médio e pequeno porte – a grande maioria na época -, continuaram funcionando as escolas isoladas e as escolas reunidas, de modelo multisseriado, com um/a só professor/a. Com efeito, nas quatro primeiras décadas do século XX, os grupo escolares constituíram-se numa forma escolar eminentemente urbana, o que aponta para o fato de que o ideal republicano de civilização através da educação escolar via grupos escolares, não alcançou uma parcela significativa da população catarinense.

 

 

Todavia, até mesmo na memória daqueles/as que não puderam freqüentá-lo, os grupos escolares permanecem como modelo de escola de qualidade, não sendo difícil encontrar ainda hoje pessoas que se referem à escola fundamental de 1ª à 4ª série como "grupos escolares". Ademais, a cultura escolar inaugurada nesta forma escolar, mesmo tendo passado quase meio século de sua extinção, ainda pode ser percebida nas escolas atuais, seja no que se refere ao ensino graduado e simultâneo, nos horários pré-determinados e na racionalização do trabalho escolar ou, ainda, em outras práticas escolares mais sutis, tal como as premiações e os castigos morais.

 


Professora titular do Departamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Ver email

 
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