Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

De onde vem (Edição Março/2022)

CACARECO, O RINOCERONTE VEREADOR!

Escrito por Renato Camillo Simão

Sim, você não leu o título errado. Talvez você já tenha visto diversos vídeos de animais em situações inusitadas, como gatos surpreendidos por pepinos ou cachorros utilizando roupas que comprometem a própria dignidade, no entanto nenhum deles chegou a receber aproximadamente 100 mil votos para representar a população na câmara municipal.

A história se passa na cidade de São Paulo, próximo das eleições municipais de 4 de outro de 1959. A rinoceronte (embora tivesse o nome masculino, era uma fêmea) nascida e criada em cativeiro, foi trazida do zoológico do Rio de Janeiro para São Paulo em 1958 como um dos animais a serem apreciados pelos visitantes. Porém, acabou ganhando mais destaque do que se imaginava quando o jornalista Itaboraí Martins do jornal “O Estado de S.Paulo” sugeriu a candidatura do animal para concorrer a um assento na câmara dos vereadores. A medida se tratava de uma forma de protesto por parte do jornalista e da população acerca do baixo nível dos candidatos da época.

 

O CANDIDATO COM O MAIOR PRESTIGIO POR PARTE DA POPULAÇÃO!

Como já mencionado, o animal teve quase 100 mil votos, esse calculo foi feito a partir da análise da relação entre votos nulos e votos legíveis, visto que o animal não estava computado como um candidato oficial para assumir o cargo (por razões bem obvias não!?).

De toda forma, esse fato ficou marcado na história do município, e Cacareco foi devolvida ao zoológico do Rio de Janeiro. Faleceu 3 anos depois, e hoje, suas ossadas podem ser encontradas no Museu de Anatomia Veterinária da USP (MAV), dentro da própria universidade.

 

PERIGO DE EXTINÇÃO

Provenientes do continente Africano, e também de algumas regiões da Ásia, os rinocerontes no geral são animais que estão em extinção. Quando assistimos alguns documentários sobre o meio ambiente ou animais, o rinoceronte branco é costumeiramente o mais citado nesses programas, no entanto não é o único da espécie que corre o risco de desaparecer, o rinoceronte negro do oeste da África por exemplo, não existe mais. Isso tudo é resultado das ações do ser humano, já que esse animal não possui um predador natural, e seu chifre é extremamente valioso em alguns locais no mundo.

 

Renato Camillo Simão - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8913566652197891

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.