Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Jornal da Educação

De onde vem (Edição Novembro/2021)

De onde vem o Halloween?

Escrito por Marcelo Junior Dainesi Viana

O halloween é aquela época perfeita para entrar no clima de horror. Abóboras, morcegos, bruxas e vampiros já são marca registrada da data, mas de onde ela veio?

O halloween tem duas origens: o festival de Samhein e o dia de todos os santos católico. O primeiro é uma antiga tradição celta, baseada nas colheitas que eram realizadas no fim de outubro, por volta do dia 31. Era um período de trabalho intenso, no qual ao final, era feita uma grande festa. A comemoração ficava no meio das datas do  solstício de verão e de inverno, marcando a transição para a parte mais “sombria” do ano. No dia, eram preparadas comidas e bebidas e celebrada a colheita, além de serem feitos pedidos de prosperidade aos espíritos.

O dia de todos os santos é celebrado até hoje, e começou a ser comemorada por volta do século VII, no dia 13 de maio do calendário juiliano. Posteriormente, a data foi alterada para o dia 27 de outubro, também no calendário juliano. No calendário gregoriano, que nós usamos, o dia é comemorada em 1 de novembro. A celebração se dava através de vigílias, orações e doação de alimentos.

Agora sabemos as duas origens, mas o que elas tem a ver? O dia de todos os santos é comemorado em 1 de novembro, o que explica o nome Halloween, que é uma corruptela do inglês All hallows Eve (véspera do dia de todos os santos), já que ele é comemorado em 31 de outubro, um dia depois. E aqui nós podemos ver um aspecto importantíssimo: a influência estadunidense no jeito que a festividade é comemorada hoje. O halloween ocorria na Inglaterra, local principal em que se comemorava o Samhein. Com a colonização inglesa no solo norte americano, vem junto o costume, já influenciado pelo catolicismo.

A festa ganha popularidade nos Estados Unidos, principalmente a partir do século XIX, quando começa cada vez mais a ter a cara que conhecemos atualmente. As fantasias, que já eram um costume antigo, são adotadas, juntos com o costume de pedir doces. No inicio, ao receber doces, as crianças cantavam ou faziam alguma oração, o que caiu em desuso com o tempo, dando lugar ao tradicional “doces ou travessuras”.

No Brasil, o halloween é popular, mesmo que não comemorado do mesmo jeito. Isto nos ajuda a perceber a forte influência cultural estadunidense exercida aqui, vista não só na data em si, mas também em vários aspectos que a rondam, como por exemplo, os filmes de terror, que em grande parte são de origem estadunidense. E talvez possamos terminar este texto lembrando do projeto de lei n° 2.762/2003, que institui o dia 31 de outubro como o dia do saci, tentativa de contrapor o halloween e atrair a atenção ao folclore nacional.

 

Marcelo Junior Dainesi Viana - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076453211316660

 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC