Escrito por Leandro Villela de Azevedo
Em outra ocasião, nesta coluna, escrevi sobre os outros povos que teriam chegado em nosso país antes dos portugueses e do famoso 22 de Abril de 1500. Na ocasião falamos de Chineses e até de vikings. Mas será que ainda antes destes, há quase 2500 anos (portanto, 2000 antes de Cabral) é possível que os Fenícios tenham colocado seu pé por esses lados?
Que os fenícios são os maiores navegadores de sua época não há muito como contestar. Criadores de navios complexos que podiam navegar tanto em rios como em mar aberto dominaram por muitos séculos os mares até aparecer concorrentes a altura. Sejam barcos de comércio, como as galeias, ou os temíveis trirremes de combate, eles tinham técnicas avançadas de construção.
Três andares de remos sendo remados de forma sincronizada e defendidos por paredes de madeira impedindo que os remadores fossem atingidos durante o procedimento naval não era para qualquer um.
E de onde veio a ideia de que eles podem ter estado aqui no Brasil? Tanto no Brasil (Rio de Janeiro) como em outros locais da América como república dominicana e até nos Estados Unidos?
Há inscrições com um alfabeto diferente do nosso e muito semelhante ao dos fenícios, inclusive fazendo sentido as suas inscrições na língua fenícia. Apesar disso, não podemos afirmar com certeza a sua presença antes de Cabral, uma vez que todas essas inscrições foram feitas em pedra, o que impede o uso da datação por Carbono 14.
Há inclusive alguns pesquisadores, como Mark McMenamin, professor da Mount Holyoke College, que defende que algumas moedas fenícias antigas teriam um mapa mostrando o mundo conhecido por eles na época e incluindo a América.
Para finalizar, em 2019, um grupo de pesquisadores resolveu testar de uma forma diferenciada a teoria. Construíram um navio utilizando-se apenas da tecnologia fenícia de 500AC e formaram uma equipe para tentar realizar a travessia, provando assim que seria mesmo possível tal feito. A travessia foi realizada em cerca de 1 ano (viagem de ida e volta).