Software foi usado na edição do Jisudesc em 2024. Foto: Fabrício
Souza
O trabalho colaborativo de professores, técnico e estudantes do curso de Engenharia de Software do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, deu origem a um software exclusivo para a gestão dos eventos esportivos da instituição.
A tecnologia lançada inclui uma série de recursos que visam facilitar a organização de competições como os Jogos Internos da Udesc (Jiudesc) e os Jogos de Integração dos Servidores da Udesc (Jisudesc), bem como outros eventos realizados pela universidade e centros de ensino.
Entre as ferramentas já disponíveis para o uso da Coordenadoria de Eventos (
Ceven), setor vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e responsável pelas competições da Udesc, estão o cadastro dos jogos, modalidades e provas, e adequação de cada atividade às suas respectivas regras.
A plataforma também permite à Ceven emitir relatórios detalhados a partir dos dados inseridos. Já os representantes dos centros de ensino podem realizar a inscrição dos atletas, dividindo os competidores por modalidades e equipes.
“Dentre as principais vantagens estão a centralização dos dados em um só local e de forma digital. A consequência disso se resume em evolução e eficiência: planilhas dispersas são trocadas por um sistema que já controla regras complexas, impedindo o surgimento de inconsistências, trazendo ganho de tempo e praticidade à gestão”, avalia Glauco David Laicht, analista de sistemas da Udesc que atua como líder técnico da iniciativa.
O sistema é integrado ao ID Udesc e foi desenvolvido no Framework Udesc, mesma plataforma que os demais softwares da universidade. A tecnologia acompanha ainda a estrutura e os padrões definidos pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).
A funcionalidade mais recente é a de gerenciamento das refeições dos participantes. “O controle acaba com a utilização de tickets impressos, permitindo visualizar dados sobre a pessoa que está acessando e se ela está mesmo vinculada ao evento”, adiciona Marília Guterres Ferreira, docente da Udesc Alto Vale que coordena a iniciativa ao lado do professor Mattheus da Hora Franca.
O primeiro teste da plataforma em um evento foi realizado durante os jogos dos servidores, realizados em novembro deste ano. “O sistema garante o gerenciamento eficiente das refeições e facilita a identificação dos participantes, proporcionando maior praticidade para todos”, complementa a coordenadora de eventos da Udesc, Isadora da Silveira.
Trajetória e novas funcionalidades
A ideia de criar a plataforma surgiu em 2019, a partir do trabalho de conclusão de curso de Douglas Felipe Bussman Siedschlag. Sob orientação da professora Marília, o estudante procurou desenvolver um software para acompanhar e receber notificações sobre o placar dos jogos disputados na universidade.
A proposta atraiu a atenção da Ceven, que, à época, estabeleceu uma parceria com o Escritório Modelo de Pesquisa e Desenvolvimento de Software (
EMPDS), da Udesc Alto Vale, para analisar e dar vida ao sistema.
Desde então, diversos alunos e servidores vêm se dedicando ao projeto. A equipe atual é coordenada por Marília e Mattheus, e conta ainda com o técnico universitário, o analista de sistemas Glauco David Laicht, e os alunos Angelina Machado de Siqueira e Gabriel Schattenber Küter. Os estudantes Rodrigo Valle, Andrew Vinicius, Bruce Vahldick, Nicoly Gabrielle Cuch, Nathália Acordi e Igor dos Santos Meurer colaboraram para a iniciativa entre 2020 e 2024.
Glauco Laicht lembra que todas as novidades implementadas no sistema foram debatidas em conjunto, fomentando o conhecimento. O servidor também destaca a satisfação em acompanhar os estudantes na iniciativa. “É notória a evolução deles desde o momento que entram no EMPDS até o momento que saem. Ver esse processo de transformação tanto em
hard skills como
soft skills é muito gratificante”, destaca.
Agora o grupo trabalha para aperfeiçoar a plataforma e incluir novos recursos. O plano é realizar melhorias na usabilidade do sistema, possibilitar o atendimento de mais regras descritas nos regulamentos e viabilizar a geração de relatórios com dados para acompanhamento e comparação da evolução dos eventos ao longo dos anos.
Conforme a professora Marília, não há um prazo para finalização do projeto, pois outras alterações serão ainda debatidas com a Ceven.
Inovação no ensino
Os ganhos da nova plataforma se estendem não apenas à gestão dos eventos esportivos, mas também à formação dos futuros engenheiros de software graduados pela Udesc Alto Vale. Segundo Marília, a participação no projeto possibilita aos estudantes vivenciarem o mercado do setor. “Todos os envolvidos no projeto aprendem na prática como é uma empresa de desenvolvimento de software e utilizam várias ferramentas e metodologias no dia a dia que servirão de base para a sua carreira”, afirma a docente.
Para a estudante Angelina, trabalhar com uma equipe engajada e com acesso a metodologias atuais tem favorecido o seu desenvolvimento. “Poder ser livre com as ideias, ter os coordenadores guiando nessa jornada, e além de ter o apoio direto dos colegas e líder técnico, tornam essa experiência marcante. Sou grata a todo o conhecimento, prática e acolhimento aqui proporcionados”.
Assim como Angelina, Gabriel conta que a participação no projeto tem sido uma “experiência fantástica”, um destaque em sua vida profissional e acadêmica. “Além disso, contribuir ativamente com as atividades da Udesc é algo que me traz muito orgulho. Tenho muito carinho pela instituição e sempre me empolgo em ser um agente de mudanças positivas pela universidade. Meu maior desejo é continuar crescendo aqui, desenvolvendo tecnologias cada vez mais impactantes”, afirma.
O professor Mattheus Franca finaliza acentuando a alegria de saber que a plataforma, que é um meio para treinamento dos alunos do Escritório Modelo, também gera impactos positivos para a universidade. “Ter a oportunidade de que o software desenvolvido apoie atividades da própria Udesc é uma satisfação imensa”, afirma.
Mais informações podem ser obtidas com o EMPDS pelo e-mail
empds.ceavi@udesc.br
Confira
na galeria de imagens fotos da equipe desenvolvedora do projeto.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Tássia Becker Alexandre
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934