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Centro de Educação a Distância

Notícia

18/12/2024-19h38

Pesquisadores da Udesc Cead participam do Seminário Internacional do Profei

Evento teve mais de 320 trabalhos aprovados - Fotos: Divulgação
Pesquisadores do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram em dezembro do 1º Seminário Internacional do Profei (Siprofei), que teve atividades virtuais e presenciais ao longo de quase uma semana.

O evento ocorreu de forma simultânea com o 8º Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (Seia) e o 6º Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD). Acesse o site dos eventos.

A Udesc Cead marcou presença no Siprofei com a apresentação de trabalhos e com a realização de oficinas nas modalidades virtual e presencial.

Organização

A coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Udesc Cead (Profei), Soeli Francisca Blanco, integrou a comissão organizadora dos eventos.

Promovidos pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), os encontros ocorreram em duas etapas: a virtual, entre os dias 2 e 4; e a presencial, de 5 a 7, no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Presidente Prudente (SP).

Com o tema "Encantar e Empoderar para Ressignificar uma Escola Inclusiva”, a programação teve 13 palestrantes de quatro países: Brasil, Portugal, Espanha e Costa Rica.

Segundo a organização, foram submetidos quase 400 trabalhos científicos, dos quais 324 foram aprovados, por 140 pareceristas. Mais de 70% dos trabalhos são de estudantes e egressos do Profei. 

Oficinas e trabalhos

Confira algumas participações de pesquisadoras da Udesc Cead no evento:

A oficina presencial "Contação de Histórias com estratégias criativas e inclusivas" foi ministrada pela mestranda Jussara Machado Ferreira, da terceira turma do Profei na Udesc Cead, e pela professora Cléia Demétrio Pereira, que é sua orientadora na pós-graduação.

A oficina virtual "Literatura e inclusão: Dinâmicas Literárias Inclusivas para Educação Básica" foi ministrada pelas mestrandas Lidiane Rodrigues e Marcia Mariléia Moraes Ortiz, da segunda turma do Profei.

Dentre os trabalhos apresentados de forma presencial e remota por pesquisadores do centro de ensino, estão:

  • "Desafios e possibilidades da prática docente em Tubarão (SC): Por uma educação inclusiva no ensino de Matemática para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)". Autores: Elisete Meira Fernandes, Fábio Napoleão e Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco.
  • "Bilinguismo Bimodal na construção de roteiros cinematográficos: Um estudo com grupo focal". Autores: Oscar Raimundo dos Santos Júnior, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Fabíola Sucupira Ferreira Sell e Tatiana Bolíva Lebedeff.
  • "A Literatura na palma da mão – Tecnologia e Inclusão". Autoras: Marcia Mariléia Moraes Ortiz e Vera Márcia Marques Santos.
  • "Reflexões sobre as relações de gênero na Educação Infantil para uma escola inclusiva". Autoras: Laila Aline Kreuzer e Vera Marques Santos.
  • "Educação inclusiva e a formação permanente: O uso do Instagram como ferramenta de Gestão do Conhecimento". Autoras: Carla Josué Gumiela Sardá e Vera Marques Santos.
  • "O brincar como estratégia pedagógica para inclusão de crianças autistas na pré-escola". Autores: Rogério Dutra Porto Alegre e Sulivan Desirée Fischer.
  • "(Auto)Biografia de mãe/professora de criança autista: A exaustão materna". Autoras: Jussara Machado Ferreira, Greice Morgana Gassner Gonchorvski, Cléia Demétrio Pereira e Carmen Maria Cipriani Pandini.
  • "A Educação Especial Inclusiva no Ensino Médio: Uma análise das políticas educacionais". Autoras: Anna Karine Plautz e Sulivan Desirée Fischer.
  • "Desafios para a inclusão de estudantes com deficiência na sala de aula comum". Autoras: Karla Lilian Cuimbra da Silva e Sulivan Desirée Fischer.
  • "Literatura e Inclusão: Práticas literárias inclusivas para Educação Básica". Autora: Lidiane Rodrigues.
  • "Comunidade de práticas para troca de experiências sobre uso de jogos digitais: Um recorte sobre o Ensino de Matemática". Autores: Aline Priess da Silva Klug, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e Marcelo da Silva Hounsell.
  • "Escola PANC: Uma experiência de formação docente para a inclusão escolar a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem  e do Modelo Social da Deficiência". Autoras: Katia Bomfiglio Espíndola, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e Geisa Letícia Kempfer Bock.
  • "Investigação sobre a Literatura Infantil como prática pedagógica inclusiva". Autores: Luciana Claudia de Souza Silva, Fábio Napoleão e Vera Márcia Marques Santos.
  • "Diversidades humanas no contexto da inclusão escolar sob a luz da literatura". Autoras: Rosani Braz e Vera Márcia Marques Santos. 

Sobre o Profei

Ofertado em rede nacional, o Profei visa "oferecer formação continuada para que professores aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".

A primeira turma, com 18 mestrandos na Udesc Cead, ingressou em 2020 e concluiu dois anos depois. Outras três turmas iniciaram atividades de 2022 a 2024 - a segunda, com 22 mestrandos, realiza suas bancas neste semestre. 

A quinta turma teve mais de 600 inscritos para 28 vagas. A etapa de seleção ocorrerá a partir deste mês e os aprovados terão aulas a partir de 2025. 

Mais informações podem ser obtidas no site pelo e-mail profei.cead@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454 
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