Evento teve mais de 320 trabalhos aprovados
- Fotos: Divulgação
Pesquisadores do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram em dezembro do
1º Seminário Internacional do Profei (Siprofei), que teve atividades virtuais e presenciais ao longo de quase uma semana.
O evento ocorreu de forma simultânea com o 8º Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (Seia) e o 6º Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD).
Acesse o site dos eventos.
A Udesc Cead marcou presença no Siprofei com a apresentação de trabalhos e com a realização de oficinas nas modalidades virtual e presencial.
Organização
A coordenadora do
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Udesc Cead (Profei), Soeli Francisca Blanco, integrou a comissão organizadora dos eventos.
Promovidos pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (Cpides), os encontros ocorreram em duas etapas: a virtual, entre os dias 2 e 4; e a presencial, de 5 a 7, no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Presidente Prudente (SP).
Com o tema "Encantar e Empoderar para Ressignificar uma Escola Inclusiva”, a programação teve 13 palestrantes de quatro países: Brasil, Portugal, Espanha e Costa Rica.
Segundo a organização, foram submetidos quase 400 trabalhos científicos, dos quais 324 foram aprovados, por 140 pareceristas. Mais de 70% dos trabalhos são de estudantes e egressos do Profei.
Oficinas e trabalhos
Confira algumas participações de pesquisadoras da Udesc Cead no evento:
A oficina presencial "Contação de Histórias com estratégias criativas e inclusivas" foi ministrada pela mestranda Jussara Machado Ferreira, da terceira turma do Profei na Udesc Cead, e pela professora Cléia Demétrio Pereira, que é sua orientadora na pós-graduação.
A oficina virtual "Literatura e inclusão: Dinâmicas Literárias Inclusivas para Educação Básica" foi ministrada pelas mestrandas Lidiane Rodrigues e Marcia Mariléia Moraes Ortiz, da segunda turma do Profei.
Dentre os trabalhos apresentados de forma presencial e remota por pesquisadores do centro de ensino, estão:
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"Desafios e possibilidades da prática docente em Tubarão (SC): Por uma educação inclusiva no ensino de Matemática para estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)". Autores: Elisete Meira Fernandes, Fábio Napoleão e Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco.
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"Bilinguismo Bimodal na construção de roteiros cinematográficos: Um estudo com grupo focal". Autores: Oscar Raimundo dos Santos Júnior, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Fabíola Sucupira Ferreira Sell e Tatiana Bolíva Lebedeff.
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"A Literatura na palma da mão – Tecnologia e Inclusão". Autoras: Marcia Mariléia Moraes Ortiz e Vera Márcia Marques Santos.
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"Reflexões sobre as relações de gênero na Educação Infantil para uma escola inclusiva". Autoras: Laila Aline Kreuzer e Vera Marques Santos.
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"Educação inclusiva e a formação permanente: O uso do Instagram como ferramenta de Gestão do Conhecimento". Autoras: Carla Josué Gumiela Sardá e Vera Marques Santos.
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"O brincar como estratégia pedagógica para inclusão de crianças autistas na pré-escola". Autores: Rogério Dutra Porto Alegre e Sulivan Desirée Fischer.
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"(Auto)Biografia de mãe/professora de criança autista: A exaustão materna". Autoras: Jussara Machado Ferreira, Greice Morgana Gassner Gonchorvski, Cléia Demétrio Pereira e Carmen Maria Cipriani Pandini.
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"A Educação Especial Inclusiva no Ensino Médio: Uma análise das políticas educacionais". Autoras: Anna Karine Plautz e Sulivan Desirée Fischer.
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"Desafios para a inclusão de estudantes com deficiência na sala de aula comum". Autoras: Karla Lilian Cuimbra da Silva e Sulivan Desirée Fischer.
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"Literatura e Inclusão: Práticas literárias inclusivas para Educação Básica". Autora: Lidiane Rodrigues.
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"Comunidade de práticas para troca de experiências sobre uso de jogos digitais: Um recorte sobre o Ensino de Matemática". Autores: Aline Priess da Silva Klug, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e Marcelo da Silva Hounsell.
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"Escola PANC: Uma experiência de formação docente para a inclusão escolar a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem e do Modelo Social da Deficiência". Autoras: Katia Bomfiglio Espíndola, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco e Geisa Letícia Kempfer Bock.
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"Investigação sobre a Literatura Infantil como prática pedagógica inclusiva". Autores: Luciana Claudia de Souza Silva, Fábio Napoleão e Vera Márcia Marques Santos.
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"Diversidades humanas no contexto da inclusão escolar sob a luz da literatura". Autoras: Rosani Braz e Vera Márcia Marques Santos.
Sobre o Profei
Ofertado em rede nacional, o Profei visa "oferecer formação continuada para que professores aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, promovendo o desenvolvimento em contextos educacionais e garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".
A primeira turma, com 18 mestrandos na Udesc Cead, ingressou em 2020 e concluiu dois anos depois. Outras três turmas iniciaram atividades de 2022 a 2024 - a segunda, com 22 mestrandos, realiza suas bancas neste semestre.
A quinta turma teve mais de 600 inscritos para 28 vagas. A etapa de seleção ocorrerá a partir deste mês e os aprovados terão aulas a partir de 2025.
Mais informações podem ser obtidas no
site pelo e-mail
profei.cead@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454