Sistema de Radiodifusão Educativa conta com emissoras em Florianópolis, Joinville e Lages
A jornalista Carla Torres em entrevista com o professor André
Thaler Neto para o Minuto da Pesquisa da Udesc FM Lages.
Foto: Div.ulgação/Udesc FM Lages
Sintonizando música e educação há mais de 28 anos, as três emissoras do Sistema de Radiodifusão Educativa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizadas em Joinville, Lages e Florianópolis tem como objetivo transmitir uma programação educativa e cultural, que propague além de conhecimento artístico e atividades de ensino, programas com enfoque na divulgação da ciência para a comunidade.
A transmissão científica ocorre nos três canais das rádios FM da universidade, todos com o intuito de difundir assuntos ligados a pesquisas e estudos realizadas na Udesc e região que atuam, como também, levar conhecimento à população em geral, valorizando o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.
Em Florianópolis, a emissora Udesc FM (100,1) conta com os programas “Ciência Catarina” e “Sementes da Ciência”, produções que trazem estudos científicos realizados pela comunidade universitária e temáticas científicas atuais.
Nas edições do “Ciência Catarina" a produção acontece a partir de pesquisas e processos científicos da Udesc em geral. O programa traz notícias, reportagens, entrevistas e uma agenda a respeito dos estudos científicos.
De acordo com Paulo Roberto Santhias, comunicador da Rádio Udesc Florianópolis, a ciência produzida na universidade tem ganhado espaço e visibilidade nesses últimos anos e destaca que a edição de dezembro traz uma reportagem sobre o Egluco, dispositivo substitutivo daquele utilizado para monitorar a diabetes, criado no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Biomédica da
Udesc Joinville. “A sociedade deve saber o que está sendo pesquisado, dos avanços e das melhorias propiciadas para a população”, comenta Santhias.
Cada episódio é transmitido mensalmente e veiculado na primeira quarta-feira do mês. Além disso, está sendo reprisado duas vezes ao mês, em horários alternativos à tarde, às 15h, e à noite, às 00h.
Santhias evidencia que a comunicação da ciência é necessária para que o ouvinte tenha conhecimento dos avanços científicos realizados na universidade. “Além de ser uma atribuição da universidade e do sistema de rádio da Udesc, essa divulgação tem um papel fundamental de comunicação científica, relevantes para todo o cidadão e beneficiando a sociedade”, destaca o jornalista.
Outro programa da emissora de Florianópolis é o “Sementes da Ciência”, um espaço destinado para a divulgação científica tanto de pesquisas e grupos de estudos, como de equipamentos, laboratórios e locais de produção.
Um dos temas abordados pelo programa foi acerca do Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH), local que serve para pesquisa e divulgação científica da universidade. Assim como os laboratórios que a Udesc utiliza e mantém para os estudos e aplicações de processos e apresentação de resultados da educação científica.
O programa Sementes da Ciência é inserido na programação duas vezes por semana, às terças e sábados. A partir de 2025 a ideia é de que o Sementes tenha mais edições na grade da programação da emissora da Capital Catarinense.
A Rádio Udesc Florianópolis FM está na frequência 100,1 MHz, e os programas podem ser ouvidos também nas plataformas digitais como o Spotify. Para mais informações os contatos da emissora são:
radio.jornalismo@udesc.br e
paulo.santhias@udesc.br.
Rádio Udesc FM Joinville
Na cidade de Joinville, a Udesc FM (91,9) "é um espaço de extrema importância para a divulgação da produção científica, que normalmente possui pouco espaço nos veículos de comunicação tradicionais", conforme afirma a coordenadora da emissora, Isabela Vatgas.
Os assuntos ligados à ciência e pesquisa são divulgados no Programa Panorama Udesc, por meio de entrevistas e reportagens no formato de áudio, as quais abordam informações de conhecimentos científico destinados à toda comunidade.
Nas últimas edições, trouxeram uma pesquisa sobre materiais poliméricos, que consiste na criação de um curativo para queimaduras com nanotecnologia, um estudo desenvolvido na
Udesc Joinville pelo professor Sérgio Henrique Pezzin.
Como também, sobre o armazenamento em nuvem, que se mantém fundamental para o gerenciamento de dados e está ganhando cada vez mais importância no mercado. Nesse episódio, os pesquisadores se aprofundam sobre a tecnologia, que visa encurtar barreiras, reduzir custos e otimizar o tempo.
O Programa Panorama vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h às 12h30, sintonizando na frequência FM 91,9 MHz. Boa parte do material produzido é disponibilizado no
Spotify da emissora. Para mais informações entre em contato pelo e-mail :
radio.joinville@udesc.br.
Rádio Udesc FM Lages
A emissora Udesc FM Lages (106,9) conta com a divulgação da ciência. Atualmente, há dois programas que abordam temáticas científicas, o Minuto da Pesquisa e o Minuto de Extensão, que de acordo com a jornalista Carla Torres são produções que se preocupam em traduzir termos técnicos científicos e conectar-se o máximo possível com as demandas sociais atuais.
Nas edições do Minuto da Pesquisa, o principal objetivo é destacar que os pesquisadores e a comunidade em geral são pontas de um mesmo processo, em que os caminhos e soluções encontrados pela ciência beneficiam direta e indiretamente a sociedade. As edições são semanais, nas terças às 8h e com reprise quartas-feiras, às 20h.
“Quando se fala em divulgação científica, se fala em criar uma cultura, despertar para a necessidade. Sabemos que a cultura da desinformação ganhou muito fôlego nos últimos anos, então este é um trabalho que - em certos aspectos - vai numa contracorrente ”, afirma Carla.
Com o mesmo intuito de divulgação científica, o programa Minuto de Extensão aborda trabalhos e extensões universitárias junto a algumas comunidades, com ênfase a os pesquisadores e a qualidade de seus estudos.
Conforme a jornalista afirma, a iniciativa de propagar informações e conhecimento científico é capaz de criar um vínculo de conexão entre universidade e o universo empírico .“Assim como no caso da divulgação científica, na divulgação da extensão, se fala em criar uma cultura, notadamente uma cultura da valorização da instituição universidade, desta instituição pública, gratuita e de qualidade, subsidiada pela sociedade e que a ela retorna seus investimentos em forma de ações ”, finaliza.
Ambos os programas são veiculados pela Rádio Udesc Lages, na frequência 106.9 MHz FM.
Para entrar em contato com a emissora da Serra Catarinense os e-mails são:
radio.cav@udesc.br e
minuto.pesquisa.cav@udesc.br.
Escute as emissoras Udesc FM pela internet em
www.udesc.br/radio
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail:
comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934