Os painéis foram instalados no telhado do bloco J. Foto: divulgação
A Udesc Joinville instalou um sistema de geração fotovoltaica no telhado do Bloco J, adquirido com recursos do programa Qualifica Udesc. O equipamento integra o recém-criado Laboratório de Mobilidade Elétrica (nMOB), que busca avançar em pesquisas e domínio tecnológico na área de mobilidade elétrica. O laboratório foca em temas como acionamentos elétricos veiculares, estações de recarga de veículos elétricos e integração com redes inteligentes.
A instalação dos painéis solares foi planejada junto com a implementação de uma estação de recarga rápida veicular, para funcionar como suporte energético. Um dos estudos previstos é avaliar o impacto da estação de recarga na rede elétrica da universidade, com e sem o auxílio do sistema fotovoltaico e do armazenamento de energia.
O sistema fotovoltaico possui:
- Potência instalada: 31,59 kWp
- 54 módulos fotovoltaicosu de 585 Wp cada
- 14 microinversores de 2,25 kW
A geração média diária estimada é de 90 kWh, energia suficiente para abastecer uma pequena residência por um mês. Mensalmente, o sistema pode produzir até 2,7 MWh. Desde que entrou em operação, em 10 de novembro de 2024, já gerou 1,75 MWh de energia.
Segundo o professor Marcello Mezzaroba, o projeto não só melhora a infraestrutura do laboratório, mas também reforça o compromisso da Udesc com a pesquisa e a sustentabilidade.
Para o ano de 2025 e seguindo o Planejamento Estratégico do CCT, o diretor geral, professor Antônio Heronaldo de Souza, já está estudando a futura aquisição e instalação de mais painéis solares, a serem instalados quando da troca dos telhados do Ginásio de Esportes e do Bloco F, que terão um significativo impacto para a sustentabilidade do Centro.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882